Power bank pega fogo em voo; avião pousa em segurança em Ribeirão Preto

Pelo menos três passageiros passaram mal após o incidente e receberam atendimento na pista, mas nenhum precisou ser levado a hospitais

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Power bank pega fogo em voo; avião pousa em segurança em Ribeirão Preto

Um carregador portátil de um passageiro entrou em combustão durante o voo LA3581, que havia decolado de Congonhas com destino a Brasília, e a aeronave precisou ser redirecionada para pouso em Ribeirão Preto. A ocorrência foi controlada pela tripulação ainda em voo, segundo a operadora do aeroporto, e não houve declaração de emergência formal. Equipes de bombeiros do aeródromo e socorristas acompanharam a chegada.

Pelo menos três passageiros passaram mal após o incidente e receberam atendimento na pista, mas nenhum precisou ser levado a hospitais. O Centro de Controle Operacional da Rede VOA monitorou a situação. A Latam informou que todos os procedimentos de segurança foram adotados e que o avião aterrissou com segurança; o voo decolou novamente rumo a Brasília às 18h30 depois das providências.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lembra que baterias de íon-lítio podem ser transportadas na bagagem de mão desde que respeitem o limite de potência (até 160 Wh) e não devem ser despachadas em voos de passageiros, medida que visa reduzir o risco de incêndios e explosões causados por baterias danificadas ou em curto-circuito. A Rede VOA e a companhia aérea acompanharam a ocorrência até a normalização do voo.