Praça é entregue à comunidade do Parque São Sebastião

Praça é entregue à comunidade do Parque São Sebastião

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 3 minutos de leitura
Praça é entregue à comunidade do Parque São Sebastião

Evento reuniu moradores e familiares da homenageada

Foto: Guilherme Sircili

O prefeito Duarte Nogueira inaugurou no último sábado (20) a praça Maria de Fátima Ribeiro Ferreira, no Parque São Sebastião, homenagem à moradora do bairro que dedicou a vida a comunidade e aos mais necessitados. O espaço oferece área verde, academia ao ar livre e uma quadra de esportes.

Para celebrar a inauguração do novo espaço, a praça recebeu o evento Cultura em Todo Lugar, projeto da Secretaria da Cultura e Turismo, atividades culturais e artísticas de Ribeirão Preto, levando aos bairros opções de entretenimento por meio da arte e cultura.

“Estamos muito felizes por estar aqui em um dia especial, dia de inauguração. É muito mais que uma praça, muito mais que um local de convívio e lazer. É realmente um instrumento de transformação”, declarou Duarte Nogueira. “Além de homenagearmos a pessoa maravilhosa que foi a Maria de Fátima”, acrescentou.

Maria de Fátima Ribeiro Ferreira foi vítima da Covid-19, em outubro de 2020. A homenagem foi proposta pelo vereador Maurício Vila Abranches.

“Nós ficamos muito emocionados com essa homenagem à minha mãe. Ela dava a vida por este bairro e no início da pandemia, fez diversos trabalhos voluntários aos idosos que vivem aqui. Com certeza vamos cuidar deste espaço com muito carinho”, disse Renata Pereira.

MARIA DE FÁTIMA RIBEIRO PEREIRA

Filha de Vitor Vicente Ribeiro e Maria Aparecida Luciano Ribeiro, Maria de Fatima Ribeiro Pereira foi casada com Dalisio Pereira, deixando as filhas Renata Aparecida e Roberta Regiane. Tocada pelo Carisma da Obra do Movimento dos Focolares, Maria de Fatima iniciou sua primeira ação social recolhendo do abandono, idosos de asilos.

Com o empenho humano de outros irmãos, conseguia levar àqueles rostos tristes e marcados pelas rugas de suas histórias, um pouco de alegria e esperança.

Em outra situação, Maria de Fatima também ajudou as pessoas que haviam sofrido algum tipo de acidente vascular cerebral ou qualquer cometimento parecido, que necessitavam de reabilitação.

Participou da Campanha dos Leigos, que oferecia profissionais de fisioterapia para assistir esses nossos irmãos.

Fatima, como era conhecida, socorria a todos. Eram mães sem condições de criar seus filhos, sem fraldas, sem leite, sem berço, sem roupas, sem proteção, sem segurança; pais sem oportunidade de inserção no mercado de trabalho, sem dignidade, filhos sem futuro, doentes sem assistência médica, vidas sem presente, massacradas por um passado de abandonos sociais.

Foram muitos anos de ações, pedidos apressados de assistência, de atenção, de instrução, de pão e vida, de paz e oportunidade.

Nem sempre foi fácil, nem sempre está ao nosso alcance e ultrapassa o nosso desejo de nos lançarmos à caridade voltada a todos.

Fatima viveu em profundidade a arte de amar o próximo. Conclamou a força e a coragem de não sentir medo da miséria do mundo, mas sim de enfrentá-la e buscar aqueles que foram deixados do lado de fora.

Ela também sempre motivou e contou com várias redes de apoio: amigos, famílias da comunidade, membros do Movimento dos Focolares, pessoas não vinculadas à obra, parceiros, colaboradores dispostos ao mesmo objetivo: ir ao encontro daquele que sofre.

Quase no fim de sua vida, a saudosa homenageada fundou a Associação Impacto, cujo objetivo é prestar assistência e socorro às pessoas mais necessitadas de Ribeirão Preto.

Faleceu no dia 05 de outubro de 2020, em Ribeirão Preto, onde foi sepultada.

Deixou além dos filhos, netos e demais familiares, um vasto círculo de amigos, assistidos, socorridos, colaboradores, parceiros que ficaram inconsoláveis com seu falecimento.

Pelo exemplo de vida, dedicação incondicional à sua família, ao próximo e muito amor a esta terra, é que merece esta justa homenagem.