O prazo para estudantes concluírem a complementação das inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026 termina nesta sexta-feira, 16 de janeiro.
A chamada vale para quem teve a conclusão da inscrição adiada nos processos seletivos do primeiro ou do segundo semestre de 2025. Para regularizar a inscrição, o candidato deverá acessar o sistema Fies Seleção com CPF e senha da conta gov.br e seguir os passos indicados.
Além disso, é preciso apresentar e validar a documentação exigida pela instituição de ensino superior onde houve pré-seleção. A comprovação pode ser feita de forma presencial ou eletrônica, entregue à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade em até cinco dias úteis.
Depois dessa validação institucional, um agente financeiro terá até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil seguinte à validação, para confirmar os dados e efetivar a contratação do financiamento, conforme disponibilidade.
Todos os requisitos, prazos e procedimentos foram detalhados em edital do Ministério da Educação publicado em 8 de janeiro. Sobre o programa: instituído em 2001, o Fies concede financiamento a alunos de cursos de graduação em instituições privadas que participam do programa e que tenham avaliação positiva no Sinaes. Para concorrer, o candidato precisa ter feito o Enem desde 2010, sem zerar a redação, e com média mínima de 450 pontos.
Há reserva de 50% das vagas do Fies para quem tem renda familiar per capita de até meio salário mínimo e está inscrito e ativo no CadÚnico, por meio do Fies Social, que pode cobrir até 100% das mensalidades.