Pré-selecionados do Fies têm até terça (24) para complementar cadastro; prazo vai até 23h59

Após a complementação online, os candidatos têm até cinco dias úteis para levar a documentação comprobatória à comissão da instituição privada de ensino onde foram pré-selecionados

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Pré-selecionados do Fies têm até terça (24) para complementar cadastro; prazo vai até 23h59

Os estudantes pré-selecionados na chamada única do Fies para 2026 têm até terça-feira, 24 de fevereiro, às 23h59 (horário de Brasília), para complementar informações no sistema. O procedimento deve ser feito no site do FiesSeleção, com a senha do Gov.br, e inclui dados não exigidos na inscrição inicial, como confirmação de endereço e contatos, detalhamento do grupo familiar, semestre de ingresso, percentual do financiamento, escolha da instituição financeira para formalizar o contrato e o valor da mensalidade para o cálculo do benefício.

O Ministério da Educação divulgou o resultado da chamada única em 19 de fevereiro. Quem foi pré-selecionado também pode optar, quando for o caso do Fies Social, por contratação integral com cobertura de até 100% das despesas educacionais cobradas pela instituição privada.

Após a complementação online, os candidatos têm até cinco dias úteis para levar a documentação comprobatória à comissão da instituição privada de ensino onde foram pré-selecionados. Os pré-selecionados ao Fies Social ficam dispensados da apresentação da comprovação de renda perante a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), mas devem comparecer para validar os demais dados.

As vagas não preenchidas nesta edição serão ofertadas no processo do segundo semestre. Quem não foi pré-selecionado permanece automaticamente na lista de espera, respeitada a ordem de classificação. A convocação dessa lista ocorrerá entre 26 de fevereiro e 10 de abril, e os convocados serão comunicados pelo sistema.

Para o primeiro semestre de 2026, o processo ofereceu 67.301 vagas em 1.421 instituições privadas, distribuídas por 19.834 cursos. No total do ano, o Fies prevê 112.168 vagas, sendo que desde 2024 metade delas é reservada ao Fies Social.

O edital também prevê vagas para autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD). Nesta seleção foram registradas 210.108 pessoas interessadas, com 528.175 inscrições realizadas, das quais 52.930 disputaram especificamente as vagas do Fies Social.

Os candidatos devem acompanhar o andamento e eventuais convocações pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e pelo site do FiesSeleção.