Prefeito de Ribeirão Preto destaca eficiência hídrica em painel da COP 28 em Dubai nesta quarta-feira

Prefeito de Ribeirão Preto destaca eficiência hídrica em painel da COP 28 em Dubai nesta quarta-feira

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Prefeito de Ribeirão Preto destaca eficiência hídrica em painel da COP 28 em Dubai nesta quarta-feira

Eficiência energética, preservação do aquífero Guarani e ações que garantem gestão, Controle e Redução de Perdas serão uns dos temas abordados

Foto: Divulgação

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, participará do painel "Sabesp: Adaptação à Mudança: Percepção sobre a Resiliência Hídrica nas Cidades Brasileiras" durante a COP 28, que ocorrerá nesta quarta-feira, dia 6, às 10h, no horário de Dubai e às 3h no horário de Brasília.

O evento será realizado no Resilience Frontiers Pavilion (B5 - 59), com moderação de Bruno D’Abadia, Relações Institucionais na SABESP, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Neste segundo painel, Nogueira compartilhará o sucesso do Sistema de Abastecimento de Ribeirão Preto, destacando sua eficiência e as conquistas alcançadas. O prefeito, ao lado de outros painelistas, incluindo André Salcedo, Presidente da SABESP, Paulo Serra, Prefeito de Santo André/SP, e Gilberto Natalini, Secretário de Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo, abordará a importância da adaptação às mudanças climáticas e da resiliência hídrica nas cidades brasileiras.

Segundo dados da Saerp (Sistema de Abastecimento de Ribeirão Preto), Ribeirão Preto conta com uma extensa rede de 210.105 mil ligações de água ativas, 2.406 quilômetros de rede e abastecimento por 120 poços 24 horas por dia, cada um produzindo em média 250 m3/h. A capacidade de reservação é de 161.000 m3.

Apesar de já atender 100% da cidade, Nogueira ressaltará o compromisso contínuo de otimizar o sistema, reduzindo perdas e promovendo iniciativas como o programa de Gestão, Controle e Redução de Perdas. Ele destacará também o projeto "Resiliência Aquífero Guarani" como parte dos esforços para promover a segurança hídrica e preservar esse recurso natural vital em escala mundial.