Nos últimos 96 anos, a Etec José Martimiano da Silva formou 55 mil alunos em cursos técnicos; prefeitura pleiteia a segunda unidade na cidade
Fotos: Prefeitura/CCS
Em reunião no Centro Administrativo da Prefeitura de Ribeirão Preto com Silvania Soares, diretora da Etec “Martimiano da Silva”, o prefeito Duarte Nogueira informou que estuda o local para instalação da segunda unidade da Escola Técnica (Etec) no município.
O pedido já havia sido feito ao governo do Estado. “A prefeitura está disposta a ceder o local para instalação da nova unidade”, ressalta Nogueira.
Segundo Silvania Soares, há uma demanda crescente por parte das empresas de tecnologia da informação, representadas pelo Piso – Polo Industrial de Software de Ribeirão Preto, por profissionais capacitados nesta área. “A iniciativa do prefeito em trazer esta unidade para Ribeirão proporcionará a ampliação de oferta de mão de obra especializada nesta área”, diz.
Reforma e ampliação da ETEC “Martimiano da Silva”
O pedido da reforma e ampliação da Etec “Martimiano Silva feito pelo prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, em fevereiro de 2023, ao governador Tarcísio de Freitas e ao secretário do Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan (que esteve no Centro Administrativo da prefeitura no início deste ano), já foi autorizado. A licitação está em andamento e prevê a construção dos blocos pedagógicos de laboratórios e esportivo, reforma do bloco histórico e portaria localizada na rua Tamandaré, Campos Elíseos. O início da obra está previsto para o final do ano, segundo Silvania.
Prevê a construção de três novos blocos no prédio. Um bloco pedagógico, contendo uma área de 6.086,65 metros quadrados, um bloco de laboratórios, com uma área de 1.480,05 metros quadrados e o terceiro bloco, esportivo, com espaço de 1.090,01 metros quadrados.
“A ampliação desta unidade contemplará cursos que darão ênfase nas habilidades profissionais e comportamentais de diversas áreas que atendem as demandas de Ribeirão e região. Entre elas, tecnologias da informação e Comunicação como programação, design de usuário, marketing digital, gestão de redes sociais, segurança de dados, robótica, entre outras carreiras da área”, explicou o chefe do Executivo.
O investimento, segundo Nogueira, será de R$ 52.610.067, 20. “Será a maior obra a ser executada pelo Centro Paula Souza. É necessária e importante a ampliação para o ensino técnico na cidade de Ribeirão Preto, contribuindo para que nossa população possa ter acesso ampliado e facilitado à educação profissional”, disse.