Desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, projeto está quase pronto; anúncio foi feito pelo prefeito Duarte Nogueira nesta terça-feira, 15
Foto: Prefeitura
A Prefeitura vai construir, em breve, um centro olímpico com o dobro da capacidade de público da Cava do Bosque, além de uma estrutura ainda mais adequada, tanto para a formação de atletas amadores, nas escolinhas esportivas das mais variadas modalidades, quanto para o treinamento de atletas de alta performance. “Assim, Ribeirão Preto poderá formar mais campeões, dando oportunidade a um número maior de jovens talentos que, de outra forma, não poderiam despontar”, explicou o prefeito Duarte Nogueira, na noite de terça-feira, 15, quando apresentou o projeto arquitetônico ao público presente no lançamento dos Jogos da Juventude 2023, na sede da ACIRP.
Inaugurado em 1952, o Complexo Esportivo ‘‘Elba de Pádua Lima”, a Cava do Bosque, é a maior arena da cidade, atualmente. Com sua abóbada de 56 metros de diâmetro e 27 metros de altura, o local em formato circular era uma construção arrojada, sem precedentes no país. Até hoje, é um dos cartões-postais de Ribeirão Preto e um espaço querido pela população. Ali, são desenvolvidas as escolinhas de 16 modalidades esportivas – futebol, vôlei, basquete, natação e outras, além de servir de espaço de treinamento para atletas de alto rendimento. Em 1988, foi reformada pela primeira vez e, recentemente, em 2021, ganhou outra obra.
Foto: Alberto Gonzaga
Além da “Cava” e do Estação Cidadania Esporte, em breve, Ribeirão Preto vai passar a contar com o Centro Olímpico Parque das Oliveiras, batizado com o nome do bairro onde será instalado, no entorno do bairro Cristo Redentor. “Uma área periférica, em franco desenvolvimento, que será impulsionada ainda mais pela construção do Centro Olímpico”, lembrou o prefeito.
INVESTIMENTO NO FUTURO
No Centro Olímpico Parque das Oliveiras, todas as modalidades olímpicas serão contempladas com equipamentos e medidas oficiais de suas categorias, enquanto a Cava do Bosque não oferece esta estrutura para todas as modalidades. No novo espaço, haverá ginásio poliesportivo, três quadras externas, pista de atletismo, piscina olímpica, campo de futebol, quadras para a prática de vôlei de praia e áreas de lutas, entre outros.
Já está quase pronto o projeto desenvolvido por três arquitetos da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, que apresenta uma estrutura contemporânea, com aproveitamento total dos espaços. “Pratas da Casa. Nos apresentaram um projeto irretocável”, elogiou o prefeito, ao apresentar a planta, ao lado do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Daniel Gobbi.
Assim que ficar pronto, o projeto deverá começar a ser desenvolvido com recursos da ordem de R$ 50 milhões, oriundos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe). “Um investimento no futuro dos atletas e dos jovens ribeirão-pretanos”, disse Nogueira. “Um projeto que pensa no futuro da cidade”, finalizou.
JOGOS DA JUVENTUDE
Também participaram do evento de lançamento dos Jogos da Juventude o secretário municipal de Esportes, Ricardo Aguiar, a presidente da ACIRP, Sandra Brandani, e o vereador André Trindade.
Os jogos ocorrerão de 1 a 16 de setembro, atraindo milhares de atletas e público para a cidade, além dos olhares de todo o país e do Exterior, com a cobertura ininterrupta das competições.