Prefeitura apresenta projeto 'Geração ESG' a alunos da FAAP em rodada sobre gestão pública

A abertura ficou por conta da Secretária de Inovação e Desenvolvimento, Suely Vilela, que explicou a estrutura administrativa do Executivo e as atribuições da gestão municipal

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Prefeitura apresenta projeto 'Geração ESG' a alunos da FAAP em rodada sobre gestão pública

A Prefeitura de Ribeirão Preto levou a estudantes do ensino médio da FAAP uma série de apresentações sobre práticas ambientais, sociais e de governança. A iniciativa faz parte do projeto Geração ESG, firmado entre o município e a Fundação, que visa aproximar jovens das políticas públicas e estimular ações de responsabilidade socioambiental.

A abertura ficou por conta da Secretária de Inovação e Desenvolvimento, Suely Vilela, que explicou a estrutura administrativa do Executivo e as atribuições da gestão municipal. Em seguida, representantes das secretarias detalharam temas ligados à governança: representantes das pastas de Administração e Fazenda explicaram o funcionamento do orçamento público, controle de receitas e despesas e instrumentos de planejamento como PPA, LDO e LOA.

A Secretaria de Água e Esgoto apresentou o sistema de abastecimento e o tratamento de esgoto do município, além de medidas de proteção ao Aquífero Guarani e mudanças operacionais adotadas para melhorar a distribuição de água. A Secretaria de Infraestrutura concentrou-se em suas principais frentes de trabalho, ressaltando a atuação da Limpeza Pública, que retirou mais de 150 mil toneladas de resíduos nos últimos sete meses.

Também foram mostradas as atividades do Supera Parque: o espaço abriga 87 empresas, emprega cerca de 600 pessoas e é apontado como referência nacional, ocupando a terceira posição entre parques tecnológicos do país, além de sediar o maior centro de testes de equipamentos médico-tecnológicos do Brasil.

A Secretaria do Meio Ambiente descreveu os serviços oferecidos à população, como as ações do Horto Municipal com distribuição de mudas, a Divisão de Bem-Estar Animal e o Bosque Zoológico Municipal Fábio Barreto.

Como etapa seguinte do Geração ESG, os alunos participarão de visitas técnicas às secretarias para acompanhar presencialmente projetos e aprofundar o conhecimento sobre a aplicação dos princípios de ESG na administração pública local.