Com 7 km, ciclovia deste trecho ligará Curupira e Parque Raia, passando por seis bairros
Foto: Fernando Gonzaga
A prefeitura assina nesta quarta-feira, dia 21, a Ordem de Serviço autorizando o início da construção do corredor de ônibus da Costábile Romano / Presidente Kennedy. A obra corresponde ao último corredor dos 11 eixos, que juntos formarão uma faixa única e contínua de 56 km, exclusiva para ônibus, ligando a cidade de ponta a ponta.
Os primeiros seis corredores já estão prontos e outros quatro estão em construção – o último trecho do corredor Norte-Sul, o corredor da Castelo / Treze de Maio, o corredor do Quadrilátero Central e o da Nove de Julho, iniciado nesta terça-feira, dia 20.
A ser construído pela DGB, que venceu a concorrência pública aberta pela prefeitura no ano passado, o corredor Costábile / Presidente Kennedy tem prazo de entrega em 15 meses e custo de R$ 29.930.470,50.
Com cerca de 6 km de extensão, ele começa na parte não tombada da avenida Nove de Julho, entre a Presidente Vargas e a Portugal, seguindo pela Costábile Romano em toda a sua extensão e depois percorre a Presidente Kennedy até a Praça Winston Churchill, no Parque Industrial Lagoinha.
No final, ele se encontrará com o corredor Castelo / Treze de Maio, que já está em construção.
Com 7 km, ciclovia ligará Curupira e Parque Raia, passando por seis bairros
Além da readequação de calçadas, guias e sarjetas ao longo do trecho, a obra inclui a construção de uma ciclovia de 7 km, que ligará os parques Curupira e Luís Carlos Raia.
Passando por seis bairros, a ciclovia vai começar na praça Winston Churchill, na Lagoinha, percorrerá a avenida Presidente Kennedy, na Nova Ribeirânia, entrando na avenida Maurilio Biagi, ao longo dos bairros Ribeirânia, Parque dos Juritis, Santa Cruz do José Jacques e Jardim América, terminando na Costábile Romano.
Mais agilidade e conforto
Com os 56 km de faixas exclusivas ligando toda a cidade, as viagens poderão ser monitoradas pela Transerp e o tempo no trânsito ficará mais curto para o usuário. Até o ano que vem, todas as obras já estarão concluídas e a nova frota de ônibus instalada, com carros equipados com carregadores de celular, rede wi-fi, ar condicionado e suspensão pneumática.
Os novos ônibus também terão sistema euro 6, uma motorização a diesel menos poluente, pois emite menos gás carbônico, 80% a menos de nitritos e 50% a menos de particulados. Além disso, trata-se de um tipo de motor que emite muito menos ruído, diminuindo consideravelmente a poluição sonora na cidade. Com tudo isso, além de agilizadas, as viagens serão mais confortáveis.