Prefeitura Cede Área À Casa De Apoio Amigos Solidários

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Prefeitura Cede Área À Casa De Apoio Amigos Solidários

o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, sancionou o Projeto de Lei Complementar nº 3.106, que autoriza a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto a conceder direito real de uso de imóvel de sua propriedade à Casa de Apoio Amigos Solidários.

Duarte Nogueira ressaltou que as pessoas levam apenas as ações realizadas em benefício da coletividade, daqueles que mais precisam. “O senhor João Valente é uma pessoa extremamente simples, mas que carrega dentro de seus pensamentos e no seu coração um enorme espírito de solidariedade, não só no sentido literal, mas no sentido prático, de fazer de todos os dias da sua vida a transformação da vida de outras pessoas, um exemplo para todos nós”, disse.

“Hoje, me traz a mente um momento marcante da minha vida e da nossa vida. Estamos encerrando 2021 felizes por ver que as coisas mudaram para melhor. Nossa alegria de saber que não só teremos o espaço, mas a possibilidade de oferecer um lugar digno”, afirmou o senhor João Valente.

“Prover as famílias que veem para Ribeirão Preto na busca de tratamento e encontram na Casa de Apoio algo que o próprio dicionário defini, solidário é o interesse comum e responsabilidade reciproca. Coisas boas conspiram coisas boas. Este é um trabalho que não é exemplo só em Ribeirão Preto, mas em todo o país”, falou o secretário da Casa Civil, Ricardo Aguiar.

O terreno no Jardim Paiva possui uma área de 2.908 metros quadrados, entre as ruas Prof. Renato Pinto Gonçalves e Fábio Lellis Valeri com a avenida Dra. Nadir Aguiar, e servirá para a construção de casa para atendimento, hospedagem e alimentação de pacientes e acompanhantes de outras localidades que estejam no município para tratamento clínico e cirúrgico.

“Esta é uma ação mostra que estamos no caminho certo, seguindo nosso lema de ser uma cidade Global e Acolhedora. Senhor João, o que puder ajudar na aprovação ou captação de recursos para que seu projeto se torne realidade o mais breve possível, pode contar comigo”, disse o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Daniel Marques Gobbi.

Casa de Apoio Amigos Solidários

Em 1970, o senhor João Valente pediu a sua mãe, dona Antonia, a permissão para hospedar alguns pacientes que faziam tratamento no Hospital das Clínicas, junto com seus familiares. Nascia aí a Casa de Apoio Amigos Solidários.

Desde então, a demanda aumentou e hoje são seis unidades, das quais apenas uma não paga aluguel, fornecendo mais de duas mil refeições por mês e atendendo mais de mil pessoas por ano.

Nenhum paciente cuja permanência seja obrigatória em Ribeirão Preto para tratamento contínuo no HC fica sem abrigo. A Casa de Apoio preza pela união da família e fornece todos os cuidados para manter a agregação familiar, como ajuda para empregar o chefe da família, suporte alimentar e custos básicos até a família conseguir sua independência financeira, mantendo a dignidade das famílias e evitando separações de casais.