A Prefeitura de Ribeirão Preto informou que deu sequência, no dia 13 de outubro de 2025, à regularização de fios soltos de telecomunicações no bairro Parque Ribeirão Preto, na região Oeste. A operação, coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e pela Comissão de Infraestrutura Aérea (COINFARP), visa reduzir riscos para pedestres e motoristas causados por cabos soltos e em desordem.
Segundo a administração municipal, a primeira fase dos trabalhos já havia sido concluída no Centro e na Avenida Portugal no início de outubro. No quadrilátero formado pelas avenidas Jerônimo Gonçalves, Francisco Junqueira, Independência e Nove de Julho, área de maior concentração de fiação, foram removidas mais de 14 toneladas de cabos.
A secretária de Infraestrutura, Juliana Ogawa, afirmou que a retomada das reuniões da COINFARP em abril, depois de suspensão no ano anterior, possibilitou avanços rápidos. Ela ressaltou que, após registros de quatro acidentes graves no início do ano atribuídos a fios soltos, a ação priorizou os pontos de maior fluxo e potencial de risco e eliminou em menos de cinco meses os principais focos na região central.
O novo cronograma prevê, na sequência, a regularização no quadrilátero delimitado pela Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, rua Comandante Armando Marin e avenidas Patriarca e Cásper Líbero. Depois dessa etapa, as equipes seguirão para bairros próximos ao Centro. A limpeza e a organização das redes são coordenadas pela CPFL e executadas pelas empresas responsáveis pelas infraestruturas de telecomunicações.