Prefeitura de Batatais leva serviços de saúde e proteção às mulheres da zona rural em nova edição do ‘Prefeitura com Elas’

Durante o evento serão realizados atendimentos médicos, vacinação, aferição de pressão arterial e orientações em saúde preventiva

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Prefeitura de Batatais leva serviços de saúde e proteção às mulheres da zona rural em nova edição do ‘Prefeitura com Elas’

A Prefeitura de Batatais promove, na quinta-feira, 23 de outubro, das 7h às 12h30, a segunda edição do projeto itinerante “Prefeitura com Elas”, que oferece serviços, orientações e cuidados voltados às mulheres residentes na zona rural.

O percurso inclui a continuação das ações na região da Fazenda Santana do Estreito, ampliando o atendimento às comunidades do campo. A iniciativa é resultado do trabalho integrado entre as secretarias municipais de Políticas para Mulher, Direitos Humanos, Igualdade e Diversidade; Saúde; Assistência Social e Cidadania; Meio Ambiente, Agricultura e Proteção Animal, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).

Durante o evento serão realizados atendimentos médicos, vacinação, aferição de pressão arterial e orientações em saúde preventiva. Haverá ainda distribuição de material informativo sobre prevenção à violência, esclarecimentos sobre o funcionamento do Botão do Pânico e da Patrulha Maria da Penha, além de atendimento da equipe volante de Assistência Social e ações de bem-estar animal e socioambientais.

O Botão do Pânico é um aplicativo disponibilizado pela Prefeitura para acionar rapidamente a GCM em casos de emergência, enviando localização via GPS para permitir intervenção mais ágil. A Patrulha Maria da Penha mantém atendimento e acompanhamento 24 horas a mulheres sob medidas protetivas; atualmente cerca de 60 mulheres em Batatais são acompanhadas por esse serviço.

A prefeitura afirma que o projeto visa aproximar os serviços públicos das áreas mais distantes, fortalecer a rede de proteção e promover inclusão, cidadania e igualdade entre mulheres da cidade e do campo.