A prefeitura de Ribeirão Preto apresentou, durante coletiva de imprensa, as ações realizadas para evitar que a nova variante da COVID-19, Ômicron, aumente substancialmente os casos de coronavírus na cidade.
“Estamos alertando a população de Ribeirão Preto para que possamos nos antecipar e evitar a gravidade de um aumento exponencial da infecção e ter mais gente doente nos hospitais”, disse o prefeito Duarte Nogueira.
O Brasil está em vantagem em relação aos países do hemisfério norte, já que a disseminação da COVID-19 possui de dois a três meses de diferença para os países do hemisfério sul, permitindo uma melhor cobertura vacinal da população, além de ações para conter a disseminação do coronavírus.
A vacinação é o ponto principal para evitar o avanço. Até o dia 11 de janeiro, a cobertura vacinal contra a COVID-19 em Ribeirão Preto está com 90% da população recebendo a primeira dose, 80% a segunda dose e 35% com a terceira dose.
Durante a coletiva foi destacada a cobertura vacinal dos jovens e adolescentes (12 a 17 anos) que está com 79% da primeira dose e 31% da segunda dose. “Vamos conscientizar a população de que a vacinação é o ponto principal para conter a gravidade da pandemia”, afirmou o secretário de Saúde, José Carlos Moura.
Já sobre os a vacinação das crianças de 5 aos 11 anos, Ribeirão Preto aguarda orientações da autoridade sanitárias (nacional e estadual) sobre as remessas das doses da vacina para iniciar imediatamente a vacinação da cidade.
Duarte Nogueira destacou também as medidas de prevenção da COVID-19 e que a mais importante para o enfrentamento é a vacinação. “São as vacinas que estão disponíveis e as pessoas estão se vacinando, além do uso da máscara, álcool em gel, lavar as mãos, adotar o distanciamento correto e seguir todas as orientações que estão sendo divulgadas”, concluiu.