A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou a criação de novas pastas na estrutura do Executivo e confirmou os titulares de duas delas. Luciana Oliveira foi nomeada secretária de Comunicação e o professor Claudio Romualdo assume a Secretaria de Cidadania e Pessoa com Deficiência.
Luciana Oliveira ocupava, desde o início da atual gestão, a Diretoria de Comunicação. Jornalista formada pela PUC-Campinas, ela tem especializações em Gestão de Crises, Mídia, Política e Sociedade e cursa Gestão Pública. A administração municipal destacou a experiência de Luciana em comunicação pública e institucional, com passagens por prefeituras do Estado e por empresas privadas.
Claudio Romualdo, por sua vez, é professor e pesquisador com doutorado pela USP, mestrado em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas pela UNI-FACEF (Franca) e formação acadêmica em Filosofia e Pedagogia. Com trabalho voltado à saúde pública, saúde mental e inclusão, Romualdo seguirá também de maneira interina como superintendente da Fundação do Instituto do Livro de Ribeirão Preto.
As nomeações integram a reforma administrativa promovida pelo prefeito Ricardo Silva (PSD), que, segundo o Executivo, reduziu 98 cargos comissionados e criou três novas secretarias: Cidadania e Pessoa com Deficiência; Tecnologia e Governo Digital; e Comunicação. A reestruturação ampliou ainda competências de outras pastas: a antiga Secretaria de Meio Ambiente passou a incorporar Agricultura e Sustentabilidade; Planejamento e Desenvolvimento Urbano foi transformada em Desenvolvimento Urbano e Habitação; e Infraestrutura ganhou atribuições de zeladoria. A reorganização teve apoio de um estudo técnico da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).