O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD), informou que a administração municipal analisa terrenos em diferentes áreas da cidade para ampliar o distrito industrial, hoje com poucos lotes disponíveis. Em entrevista concedida em dezembro de 2025, o chefe do Executivo disse que as secretarias de Inovação e de Governo avançam em estudos e negociam parcerias com proprietários para criar loteamentos que atraiam empresas, com políticas de instalação subsidiada previstas para começar a partir de 2026.
Ricardo Silva também afirmou que a gestão tem um foco especial na revitalização do Centro. O PPA 2026-2029 inclui como meta a concessão de incentivos a empresas que se instalem na região central, mas a prefeitura ainda fará estudos técnicos ao longo de 2026 para transformar a meta em projetos concretos. "Temos um olhar muito carinhoso para o Centro", disse o prefeito, ressaltando a intenção de manter a sede municipal na área como forma de preservar a vida urbana e estimular o comércio e serviços locais.
Sobre a revisão da Planta Genérica de Valores (PGV), usada no cálculo do IPTU, Silva confirmou que o tema voltará à agenda nos próximos anos, procedimento que, por exigência legal, deve ocorrer ao menos uma vez por mandato. O prefeito garantiu que a revisão não tem como objetivo aumentar tributos e que, em algumas áreas, a atualização pode até resultar em redução de valores, dependendo das divergências encontradas.
As medidas anunciadas têm como objetivos ampliar a oferta de terrenos industriais para atrair empresas e empregos e, ao mesmo tempo, buscar mecanismos para recuperar e dinamizar o Centro da cidade nos próximos quatro anos.