Primeira reunião dos órgãos responsáveis foi realizada nesta quarta-feira, dia 26 de outubro, para alinhar o trabalho com órgãos da administração municipal

Fotos: Prefeitura/CCS

Nesta quarta-feira, dia 26 de outubro, foi realizada uma reunião de apresentação para órgãos da Prefeitura de Ribeirão Preto da iniciativa “Cidades que Transformam”, uma parceria da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento com a Diretoria de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (GNova/Enap), com o Projeto “Requalificando a população adulta para um mundo em acelerada transformação”.

A parceria é resultado da classificação do projeto da cidade de Ribeirão Preto, que ficou entre os 15 contemplados dos 156 concorrentes.

Durante a reunião, que contou com representantes das secretarias de Assistência Social (Semas), Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Governo e Educação, Fundação de Formação e Tecnológica (Funtec), Escola Celso Charuri e Centro de Qualificação da Semas, foi discutido o papel que cada secretaria ou autarquia da administração municipal irá realizar no projeto.

Ribeirão Preto terá apoio técnico da Enap para desenvolver uma proposta de política pública que tenha o objeto de requalificar a população adulta para o trabalho. O entendimento é que grande parte desse segmento populacional está ameaçada pelas transformações tecnológicas e sociais que levam à perda de importância econômica e social do conhecimento adquirido por parte da população ao longo de sua vida.

O Projeto

O tema “Requalificando a população adulta para um mundo em acelerada transformação” é estratégico para o desenvolvimento econômico de Ribeirão Preto e região, com a contenção e redução das desigualdades socioeconômicas da população diante das transformações já em curso no mercado de trabalho. O projeto será uma oportunidade para o desenvolvimento de competências na administração municipal, uma vez que os servidores participantes entrarão em contato e conhecerão metodologias inovadoras para solução de problemas complexos.

As mudanças tecnológicas exigem da população a qualificação e o aperfeiçoamento constante, independente de situação social e profissional. Estima-se que entre 60 a 90% dos empregos até 2030 serão novos, enquanto 60% ou mais devem ser altamente impactados pela automação dos processos. O número de pessoas que precisam se readequar para o mercado de trabalho cresce a cada dia.

Por isso, a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento enviou a proposta para a Enap, para desenvolver política pública na capacitação e requalificação da população adulta, sobretudo a de baixa escolaridade.

A equipe da prefeitura será intersecretarial e protagonista no desenvolvimento das atividades do projeto ao longo de cinco meses, dedicando-se a ampliar o olhar sobre o problema, entender a perspectiva dos cidadãos beneficiários, criar soluções, desenvolver e testar protótipos, implementar pilotos, planejar e definir prioridades, avaliar resultados e aprender.