Projeto social do Instituto “Gerando Falcões”, idealizado por Edu Lyra, tem como objetivo transformar as favelas em ambientes dignos, digitais e desenvolvidos
Foto: Guilherme Sircili
O prefeito Duarte Nogueira participou nesta quinta-feira, dia 20 de julho, de uma reunião por videoconferência com o presidente do LIDE Ribeirão Preto, Fábio Ennor Fernandes, e o presidente do LIDE Empreendedorismo Social, Edu Lyra, que também é idealizador do Instituto “Gerando Falcões” para discutir o projeto social “Favela 3D”.
Durante o encontro, foram apresentadas as soluções que são propostas no projeto para combater o ciclo da pobreza e alternativas para produzir melhorias urbanas em comunidades informais que sejam passíveis de regularização.
Essa iniciativa tem como objetivo transformar as favelas em ambientes que sejam dignos, digitais e desenvolvidos. Para isso, são previstos trabalhos nesses locais para a geração de emprego, melhores condições de moradia e acesso à educação e à saúde.
De acordo com Duarte Nogueira, essa primeira reunião foi importante para alinhar as expectativas e projetar ações.
“Nenhuma favela é igual, todas têm suas necessidades específicas sociais e de urbanização. Precisamos de uma boa organização social para quebrar esse ciclo de pobreza, que vai além da moradia, com investimentos e identificação das intervenções em cada local”, destacou o prefeito.
A reunião também contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Daniel Marques Gobbi, do secretário da Casa Civil, Alessandro Hirata, e de representantes da sociedade civil.
“As regularizações fundiárias são importantes porque trazem dignidade para as famílias que viviam em situação de irregularidade, mas não podemos parar por aí. Temos que agir para combater a pobreza e o modelo da “Favela 3D” tem tudo para ser um método de trabalho”, afirmou Daniel Gobbi.
Favela 3D
A Favela do Haiti, na Zona Leste de São Paulo, foi a primeira da cidade paulista a receber o projeto. A iniciativa apoiada pelo festival The Town prevê ações do terceiro setor, instituições privadas e entes públicos municipais para fomentar o desenvolvimento social na comunidade.
A principal premissa é a de transformar a Favela do Haiti em “modelo” para a cidade e para o país. Entre as melhorias previstas estão regularização fundiária, revitalização de praças, cursos de capacitação e criação de empregos.
A “Favela do Haiti” será a quinta Favela 3D do Brasil e a primeira do projeto na cidade de São Paulo. A proposta tem como objetivo arrecadar fundos para investir em melhorias na comunidade.
LIDE Ribeirão Preto
O LIDE RIBEIRÃO PRETO representa um espaço de diálogo e construção das pautas que representam o empresariado de uma das regiões mais relevantes do Brasil. Desde 2012 atuam próximos aos principais líderes trabalhando para criar condições favoráveis ao fortalecimento da livre iniciativa em prol do impacto positivo na sociedade.