Prefeitura e Coca‑Cola Andina cercam área com mais de 40 anos de descarte irregular no Ipiranga

Antes da instalação do alambrado, equipes retiraram cerca de 16 toneladas de resíduos do local

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Prefeitura e Coca‑Cola Andina cercam área com mais de 40 anos de descarte irregular no Ipiranga

A Prefeitura de Ribeirão Preto iniciou o cercamento de um terreno usado como ponto de descarte irregular entre a Av. Dom Pedro I e a Rua Japurá, no bairro Ipiranga. A intervenção, feita pela Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria em parceria com a Coca‑Cola Andina, também contou com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, Fiscalização Geral e da Guarda Civil Metropolitana.

Antes da instalação do alambrado, equipes retiraram cerca de 16 toneladas de resíduos do local, segundo a administração municipal. O objetivo é coibir o abandono de lixo em um ponto que, de acordo com a prefeitura, vem sendo utilizado inadequadamente há mais de 40 anos.

O prefeito Ricardo Silva acompanhou os trabalhos e afirmou que, mesmo com projetos viários em andamento, como a continuidade da Av. Rio Pardo, a administração não vai permitir o abandono de áreas da cidade. Para ele, a ação é parte da rotina de manutenção e também de conscientização da população para evitar novos descartes.

A secretária de Infraestrutura e Zeladoria, Juliana Ogawa, disse que o local é um “ponto viciado” e que limpezas periódicas já vinham sendo realizadas, mas sem sucesso duradouro. Por isso, além do cercamento, a pasta prevê fiscalização e aplicação de multas para desestimular o descarte irregular.

Ogawa destacou ainda dados da secretaria: em onze meses foram recolhidas 300 mil toneladas de lixo pela cidade, das quais 60 mil toneladas provinham de pontos de descarte irregular. A prefeitura lembra que a coleta domiciliar cobre 100% dos imóveis e que há coleta seletiva e oito ecopontos funcionando diariamente das 7h às 19h, alternativas para o descarte adequado de resíduos.