Prédio passou por instalações, readequações e pinturas para abrigar a primeira Fábrica de Cultura 4.0 do interior do estado de São Paulo
Foto: Divulgação
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, entregou na manhã de sexta-feira, 24 de maio, a Casa da Cultura “Juscelino Kubitschek” totalmente restaurada e com adequações de acessibilidade.
Participaram do evento o Secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão, a coordenadora da Unidade de Difusão, Bibliotecas e Leitura (UDBL) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Adriane Freitag, representando a Secretária Marília Marton e o diretor executivo da OS Catavento Cultural e Educacional, Jacques Kann. Além de secretários municipais, autoridades e veículos de imprensa.
Entre as instalações estão o sistema de climatização completo, com equipamentos tipo VRF, e elevador PCD. As salas passaram ainda por readequações com instalação de divisórias em vidro e pisos específicos para cada atividade. O prédio também passou por pinturas nas áreas interna e externa.
“A mãe da cultura de Ribeirão Preto é a Casa da Cultura “Juscelino Kubitschek”. É o lugar do acesso, o palco onde todos os artistas e os fazeres culturais foram acolhidos. Nós estamos entregando a Casa da Cultura velhinha em folha porque o patrimônio tem que ser preservado e respeitado. Agora, a responsabilidade da OS Catavento é muito grande. Viva a Casa da Cultura de Ribeirão Preto”, destaca o secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão.
O restauro é fundamental para abrigar a primeira Fábrica de Cultura 4.0 do interior do estado de São Paulo. Com um custeio anual de R$ 9,6 milhões, além de R$ 9,9 milhões para compra de equipamentos, a gestão do espaço ficou por conta da Organização Social Catavento Cultural.
Sobre a Casa da Cultura “Juscelino Kubitschek”
A Casa da Cultura “Juscelino Kubitschek” foi construída em 1976 e inaugurada no dia 26 de janeiro de 1977, com projeto arquitetônico sendo executado pelo arquiteto Durval Suave, que pensou em um espaço multiuso para realização simultânea de várias atividades. Integrante do Complexo Cultural Alto do São Bento, o prédio, ao longo do tempo, teve outras ocupações, até ser a sede administrativa da Secretaria da Cultura e Turismo. No seu jardim, encontram-se esculturas de Bassano Vaccarini e de Thirso Cruz.
Sobre a Fábrica de Cultura 4.0
A Fábrica de Cultura 4.0 em Ribeirão Preto ofertará 105 cursos com 2.635 vagas, 280 atividades culturais na Bibliotech e mais 300 eventos de difusão cultural. Estima-se que 67 mil participantes serão alcançados, contabilizando a frequência nas aulas, presença nas ações da Bibliotech e de difusão.
Os cursos serão divididos em Ateliês de Criação e Trilhas de Produção para crianças e jovens, prioritariamente, entre 08 e 21 anos, mas também atende o público adulto. Destacamos ainda o Projeto Espetáculo, que proporciona uma experiência em que os participantes vivenciam todos os aspectos da montagem de um espetáculo teatral.
O programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo é focado na formação, produção e difusão cultural e destinado para o público em situação de vulnerabilidade social.