A Prefeitura de Ribeirão Preto enviou nesta quarta-feira (21 de agosto de 2025) à Câmara Municipal um projeto de lei que revoga a Lei Complementar nº 2.945, de 22 de março de 2019, que havia autorizado a doação de um terreno ao Governo do Estado para a construção de uma base do 9º Grupamento de Bombeiros. O imóvel está situado na Avenida Celso Daniel, no Distrito Empresarial (1ª etapa), tem 6.614,03 m² e, à época da cessão, foi avaliado em R$ 1.404.555,41.

Segundo a Prefeitura, a proposta de revogação se baseia no descumprimento do prazo de três anos previsto na legislação para a execução da obra. No projeto, a administração municipal também anexou manifestação do 9º Grupamento de Bombeiros informando que, no momento, a prioridade da corporação é a construção de uma estação na região central e que não dispõe de recursos para implementar uma nova base no Distrito Empresarial.

A lei original foi sancionada na gestão do prefeito Duarte Nogueira (então no PSDB). O projeto que solicita a retomada do terreno já tramita na Câmara, mas ainda não tem data marcada para votação.