Ribeirão Preto recebeu uma unidade da Estação Cidadania-Esporte, inaugurada nesta sexta-feira, dia 11 de março, com a presença do prefeito Duarte Nogueira, o ministro da Cidadania, João Roma, e autoridades locais.

Resultado de parceria entre a Prefeitura de Ribeirão Preto e o Ministério da Cidadania, a Estação Cidadania-Esporte recebeu investimento de R$ 3,6 milhões, ampliando a oferta de equipamento público esportivo para identificar novos talentos, formar atletas e incentivar a prática esportiva.

“Ribeirão Preto possui vários talentos esportivos que, com apoio e incentivo, podem se tornar grandes representantes da cidade mundo afora, além da formação como cidadão que todos recebem do esporte. Com a Estação Cidadania-Esporte, vamos fomentar ainda mais essa formação esportiva dos nossos jovens, não deixando ninguém para trás”, afirmou Duarte Nogueira.

A unidade da Estação Cidadania construída em Ribeirão Preto tem acessibilidade como requisito essencial do projeto e conta com ginásio poliesportivo, sala de professores, setor administrativo, copa, depósito, vestiários, enfermaria e quadra poliesportiva.

A arquibancada tem capacidade para 177 espectadores. As quadras de esporte, que seguem as medidas oficiais, possibilitam a prática de 13 modalidades olímpicas e seis paralímpicas. Já estão programadas atividades como goalball, basquete em cadeira de rodas e vôlei adaptado para a terceira idade.

Para o Ministro, o esporte se consolida cada vez mais como a principal ferramenta de transformação social. “É um caminho virtuoso. Sabemos que nossa juventude vive sob ameaças e precisamos transmitir oportunidade e energia para esses jovens”, disse.

O objetivo da implantação da Estação Cidadania-Esporte é ampliar a oferta de atividades físicas em equipamento público esportivo qualificado para estimular a prática esportiva da população. O projeto integra, em um só espaço físico, atividades e práticas voltadas ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.

O Secretário Municipal de Esportes, André Trindade, falou sobre a importância do complexo, “É um feito histórico para Ribeirão Preto, no ano em que a Cava do Bosque, nosso principal complexo esportivo, completará 70 anos. A cidade é presenteada com outro grande complexo que atenderá toda população”, explicou.