Equipamento da Assistência Social tem capacidade de atendimento para 80 criança, adolescentes e 25 idosos
A prefeitura de Ribeirão Preto, através de Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugurou, na manhã desta quarta-feira, 27 de setembro, o novo prédio do Centro de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, Estação do Alto no Quintino Facci II.
“O espírito solidário, acolhedor e a responsabilidade social tem que estar presente em cada um de nós enquanto cidadãos. Ribeirão Preto ainda tem alguns abismos sociais que precisam ser trabalhados e de maneira bastante oportuna, por isso não podemos deixar ninguém pra trás ou sem oportunidade pra melhorar sua vida”, comentou o Prefeito Duarte Nogueira.
O Prefeito mencionou ainda a criação de mais 47 cargos de assistentes sociais. “Não há como deixar de investir em novos assistentes sociais, nos sistemas de fortalecimento de vínculos, nos acolhimentos, nas áreas de triagem, nas áreas de abordagem. Nossa cidade precisa ter a força necessária para fazer a diferença”, disse.
A secretária Glaucia Berenice falou sobre a inauguração da reforma de mais um equipamento e dos investimentos feitos na Assistência Social. “É uma alegria estarmos aqui hoje, nesse equipamento tão importante aqui para o bairro. A assistência social tem vivido um momento muito especial. Estamos revitalizando espaços e a prova está aqui hoje, um local tão bem-preparado para nossas crianças e adolescentes”, conclui.
Foram investidos R$ 423.398,33 na obra realizada pela Mundial Engenharia Santa Fé Eireli.
Participaram do evento, além do prefeito Duarte Nogueira e a secretária de Assistência Social, Glaucia Berenice, os secretários de Educação Cultura e Turismo e Casa Civil, além de representantes do legislativo, coordenadores de CRAS e Serviço de Convivência e usuários do serviço.
O Centro de Convivência Estação do Alto tem capacidade para 80 crianças e 25 idosos. Tem hoje um total de crianças e adolescentes inscritas de 6 a 15 anos: 55. A família interessada deve procurar o CRAS de referência, no caso CRAS 2.
São oferecidas as seguintes atividades para crianças e adolescentes: Grupos Socioeducativos, Oficinas de Esporte e Cultura. Atividades oferecidas para idosos: Oficinas de Cultura.
Outros SCFV em Ribeirão Preto:
Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, vinculado ao Departamento de Proteção Social Básica, da Secretaria de Assistência Social, e executado nos 14 Núcleos municipais, estimula e propicia o fortalecimento das habilidades sociorelacionais dos usuários, com vista a vivenciarem os sentimentos de ser, pertencer e conviver, potencializando as relações individuais e coletivas.
Para tanto, são realizadas atividades de grupos e oficinas socioeducativas a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos usuários, de acordo com cada ciclo de vida, sendo complementar ao trabalho do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, enquanto função protetiva e preventiva a ocorrências de situações de riscos sociais.
Os atendimentos aos usuários são executados por faixas etárias, respeitando os ciclos de vida, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários e articulado aos demais serviços da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.
As atividades planejadas propiciam as expressões das potencialidades, sejam individuais, coletivas e/ou territoriais. São atividades diversas, como a participação em atividades e ações temáticas sobre conhecimento dos direitos e deveres, eventos culturais, esportivos e de lazer.
Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, vinculados ao Departamento de Proteção Social Básica, da Secretaria de Assistência Social, e executado em outros 13 Núcleos municipais. Saiba mais acessando o link