A Prefeitura de Ribeirão Preto, em parceria com secretarias estaduais e municipais, deu início à Virada Inclusiva 2025, uma semana de atividades gratuitas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência. A iniciativa reúne ações esportivas, culturais, seminários e vivências em escolas, parques e espaços culturais com o objetivo de ampliar a participação e a acessibilidade no município.
A programação começou na tarde de hoje com o Campeonato de Goalball na ADEVIRP, destinado a alunos da EMEF Domingos Adilson Canesin. Nos dias seguintes haverá uma série de eventos, alguns abertos à população. A agenda completa é a seguinte:
- 03/12 | 14h — Atividade cultural no Centro Cultural (Rua Capitão Salomão, 250) para alunos da escola Egydio Pedreschi;
- 03/12 | 08h30 e 13h30 — Atividades públicas no Parque Maurílio Biagi com os projetos Guias do Pedal e Pernas Solidárias;
- 04/12 | 14h — Nova atividade cultural no Centro Cultural para alunos da Egydio Pedreschi;
- 05/12 | 08h30 — Seminário sobre modalidades paralímpicas no SESC (aberto ao público);
- 06/12 | 09h — Roda de conversa “Golpeando o Capacitismo”, com vivências de boxe, dança e capoeira no Uber Parque Sul (aberto ao público).
Entre as ações abertas, o Parque Maurílio Biagi terá destaque: o projeto Pernas Solidárias possibilita que pessoas com deficiência participem de corridas com o apoio de voluntários que operam cadeiras adaptadas e triciclos; já o Guias do Pedal, promovido pela ADEVIRP, leva pessoas com deficiência visual a pedalar em bicicletas adaptadas guiadas por voluntários.
A Virada Inclusiva passa a integrar o calendário municipal com a proposta de fortalecer a autonomia, a convivência e o acesso a oportunidades para cidadãos com deficiência, além de sensibilizar a população sobre diversidade e acessibilidade.