A Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto realizou a edição piloto do programa Semas nas Comunidades na Escola Estadual Baudílio Biagi, ao lado da Comunidade Mário Covas, no bairro Adelino Simioni. A ação teve como foco aproximar serviços socioassistenciais da população local e ofereceu atualização de Cadastro Único, informações sobre políticas de proteção social e orientações sobre capacitação profissional.
Equipes da secretaria registraram 38 atualizações efetivadas no CadÚnico e agendaram outros nove atendimentos para conclusão dos cadastros com a documentação pendente. Além dos atendimentos administrativos, assistentes sociais esclareceram dúvidas sobre benefícios, acessibilidade para pessoas com deficiência e medidas de apoio a mulheres em situação de violência.
Profissionais do Centro de Qualificação Social e Profissional participaram do atendimento, apresentando aos moradores os cursos gratuitos ofertados pelo município e os períodos de inscrição, com o objetivo de ampliar oportunidades de qualificação e geração de renda na região.
Segundo o titular da pasta, a ação busca reduzir barreiras de acesso aos serviços públicos, levando atendimento e orientação diretamente aos bairros para facilitar o exercício de direitos. A próxima edição do Semas nas Comunidades está prevista para abril, com local ainda a ser definido pela prefeitura.