Participantes trataram sobre a urbanização do núcleo urbano informal “Comunidade da Paz”
Fotos: Guilherme Sircili
O LIDE Ribeirão Preto realizou nesta sexta-feira, 26, um evento para mobilização da iniciativa privada através de conversa com o programa Gerando Falcões. O tema abordado foi a importância da urbanização do núcleo informal Comunidade da Paz, no jardim Juliana.
O núcleo está inserido no programa de regularização fundiária por meio do Decreto n°.150/2019 – com população estimada de 330 famílias, apresenta falta de infraestruturas urbanas essenciais no interior da ocupação e fatores ambientais.
A urbanização da Comunidade da Paz representa uma grande conquista para os moradores. Está acontecendo um grande esforço em conjunto do Poder público municipal e da Iniciativa privada para melhorar a infraestrutura e as condições de vida na comunidade, o que pode incluir a implementação de serviços básicos como saneamento, eletricidade, e água potável, bem como a melhoria das vias de acesso e a construção de equipamentos públicos.
“Essas mudanças são importantes porque ajudam a integrar a comunidade ao tecido urbano mais amplo, proporcionando aos moradores um maior acesso a oportunidades de lazer, cultura e educação. Além disso, a urbanização pode ajudar a regularizar a situação fundiária, dando aos moradores um senso de segurança e pertencimento. Em resumo, a urbanização da Comunidade da Paz é um passo significativo para a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes”, explicou a diretora do Departamento de Habitação, da Secretaria de Planejamento, Ana Cláudia Pereira.
“Devemos mudar a qualidade de vida dessas pessoas. Tudo o que pudermos fazer pra garantir mais qualidade de vida, infraestrutura, saneamento, iremos fazer. Ainda tendo como farol essa experiência exitosa do Gerando Falcões. Vamos buscar todos os recursos necessários. É assim que o gestor público precisa administrar. Estaremos à disposição”, destacou o prefeito Duarte Nogueira.
Estiveram presentes ainda, empresários do município, e os representantes da diretoria que são associados ao LIDE; Edu Lyra; o vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth; o vice-prefeito, Daniel Gobbi; entre outras autoridades.
Gerando Falcões
Trata-se de um ecossistema de desenvolvimento social, que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes em favelas do Brasil, e tem como missão transformar a pobreza das favelas em peça de museu. O foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo e, para isso, são entregues serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania em favelas, além da execução de programas de transformação sistêmica, como o Favela 3D.
• FAVELAS IMPACTADAS: + de 5.500
• ONGS NO ECOSSISTEMA DA GERANDO FALCÕES: + de 2.000
• ESTADOS IMPACTADOS: 26
• PESSOAS ALCANÇADAS: 740.000
Na Gerando Falcões, está sendo criada uma tecnologia social viável, com potencial para ser replicada em escala, para transformar a pobreza das favelas em peça de museu.
Apesar de utilizar o conhecimento das grandes empresas para o desenvolvimento, a ong não perde a essência, que vem da pluralidade, unindo os aprendizados adquiridos com as elites, com o conhecimento da favela, criando uma visão ampla para combater a pobreza e transformá-la em peça de museu. É isso o que a ong faz: entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania em territórios de favela e execução de programas de transformação sistêmica de favelas, como o Favela 3D, além de projetos de urgência social como o Corona no Paredão e Bolsa Digital.
Favela 3D
O Favela 3D é um projeto único, inovador e revolucionário que utiliza “ciência de foguete” para mandar a pobreza para o espaço! Está transformando as favelas de maneira inteli-gente e autossustentável, focando na melho-ria da qualidade de vida de seus moradores.