Objetivo é desconstruir o racismo nas comunidades escolares
Foto: Divulgação
A Secretaria da Educação realizou, na última terça-feira, dia 12 de setembro, um encontro formativo com a temática Educação Antirracista e Relações Étnico Raciais aos gestores, coordenadores e professores articuladores dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto.
A formação, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), contou com a presença da Profa. Dra. Kátia de Souza Amorim e a discente Profa. Aline Cristina Gimenes Monti. Também participaram do encontro o Chefe da Divisão do Centro em Educação para as relações étnico-raciais, Rafael dos Anjos e a Profa. Neide Fantini.
“A formação antirracista para professores é um processo educativo que tem como objetivo desconstruir o racismo e promover a equidade racial no ambiente escolar. É uma forma de capacitação que visa sensibilizar os professores sobre as questões raciais e fornecer ferramentas para que possam lidar com essas questões em sala de aula”, pontuou a diretora do Departamento de Educação Básica, Mariza Stela Furlan Ennes.
Formações – Mais uma rodada formativa com os professores dos 5º anos também aconteceu na última terça, dia 12. O primeiro encontro realizado no mês passado teve o foco na Matemática e para este segundo momento, a formação aconteceu em Língua Portuguesa. O encontro contou com a participação do formador de Língua Portuguesa, Dionísio Pimenta, e a chefe da Divisão do Centro Educacional Paulo Freire, Natália Jordão.