O Hemocentro de Ribeirão Preto necessita diariamente de doadores
Foto: Guilherme Sircili
Doar sangue é salvar vidas! Este é o propósito da doadora Luciana Midori Murata, que chegou cedo nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, no Hemocentro de Ribeirão Preto, para doar plaquetas. “Comecei a doar sangue bem nova, aos 18 anos. Faz dois anos que faço doação de plaquetas. Doar é uma forma que encontrei de ajudar outras pessoas”, afirma a doadora.
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira também chegou cedo no Hemocentro, nesta quinta-feira, 16 de fevereiro para doar plaquetas. “Sou doador há muito tempo. O meu tipo sanguíneo é doador universal de plaquetas. Faço isso para salvar vidas, e não dói.”, disse o prefeito.
De acordo com a assessora administrativa do Hemocentro de RP, Marina Braga, a doação de sangue e plaquetas precisa ser diária. “Só assim, o Hemocentro consegue atender as urgências e emergências. E a doação de plaquetas é importante e necessária, precisamos de doadores diariamente”.
A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, cirurgias cardíacas, vítimas de trauma, entre outros.
O estoque de plaquetas e de sangue do Hemocentro de Ribeirão Preto está baixo. Na quinta-feira, 15 de fevereiro, tinha apenas três bolsas e o ideal para atender a demanda são 20. O estoque de sangue tipo O negativo possui cinco bolsas e o ideal são 66.
O Hemocentro coleta o sangue, realiza os exames, fraciona, estoca e o distribui para hospitais de mais 150 municípios da região.
Doação Plaquetas
A doação de plaquetas é retirada da veia de um dos braços, como na doação convencional. A diferença é que o sangue passa por uma máquina, chamada aférese, que retém parte das plaquetas. Depois disso, o sangue retorna para o doador, com todos os outros elementos. No caso de doação de plaquetas, não é preciso que haja compatibilidade do tipo sanguíneo, ou seja, quem determina é você com a sua solidariedade que poderá beneficiar qualquer pessoa.
Quem pode doar sangue e plaquetas:
Pessoas com idade entre 18 e 69 anos, que estão com mais 50 quilos, e em boa condição de saúde podem doar. Vale ressaltar que o doador não pode fazer uso de ácido acetilsalicílico (AAS) e anti-inflamatório, estar com grip, resfriado, diarreia ou alergias, e sem feridas ou machucados no corpo ou na boca.
Intervalo entre as doações:
Mulheres – 90 dias (3 doações ao ano)
Homens - 60 dias (4 doações ao ano)
Locais de doação na cidade de Ribeirão Preto.
Hemocentro Campus USP
Rua Tenente Catão Roxo, nº 2501 – Bairro Monte Alegre (Entrada pela rua Prof. Hélio Lourenço.
Telefone para doação de sangue: (16) 2101-9352 ou 0800-979-6049.
Horário de atendimento para doação de sangue:
segunda a sexta-feira das 7h às 13h
sábados, domingos e feriados das 7h às 12h30.
Posto de Coleta – Centro da Cidade
O Posto de Coleta é mais uma alternativa para o doador de sangue, que pode escolher o melhor lugar para fazer sua doação de sangue em Ribeirão Preto. O Posto de Coleta fica próximo à Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas, na região central de Ribeirão Preto.
Rua Quintino Bocaiúva, 470, Centro / Telefones: (16) 3610. 8929/ 3610.5822
Horário de atendimento:
segunda, terça, quinta, sábado das 7h30 às 12h30
quarta e sexta-feira das 7h30 às 11h50 e das 12h50 às 17h30
domingo – fechado (o atendimento nesse dia será na unidade do campus da USP)