Secretaria Municipal da Educação promoveu encontro que auxiliará na construção do plano de gestão para o ano letivo de 2025

Os gestores das escolas municipais de Ribeirão Preto concluíram uma formação com o atual Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), César Callegari, articulada pela Secretaria Municipal da Educação.

Todos os gestores da rede estiveram presentes durante o encontro. Foram 24 horas dedicadas a orientações para a elaboração do plano de ação de gestão escolar, baseado em dados educacionais e no Projeto Político Pedagógico vigente da unidade escolar, bem como nas diretrizes do sistema de ensino público municipal, conforme Decreto Municipal nº 267/2023. O plano é obrigatório e deve ser entregue no próximo ano letivo.

Para auxiliar os profissionais a darem os primeiros passos para essa construção, Callegari forneceu ferramentas que permitiram aos gestores ter uma visão de curto, médio e longo prazo das atividades escolares, enfocando o aprimoramento da qualidade da Educação Básica dentro dos preceitos legais da rede municipal e dos princípios da gestão democrática.

A recepção dos gestores foi positiva. “Quando a teoria é colocada dentro de uma sintonia com toda a equipe e a comunidade escolar, a gestão democrática realmente acontece, e os resultados educacionais de toda a rede serão significativos”, comenta Felipe Souza Bazeio, da EMEF Antonio Palocci.

A vinda do convidado é uma demanda dos gestores atendida pela Secretaria Municipal da Educação. Em julho, Callegari esteve no encontro formativo da rede municipal e estabeleceu o primeiro contato com o público.

Em 2024, a Pasta promoveu cerca de 50 ações formativas na rede, incluindo uma cadeia de 24 formações a partir de estratégias de mentoria do Ministério da Educação (MEC), capacitando os profissionais da Educação para avançar na qualidade do ensino em Ribeirão Preto.