Teólogo Armando Pinheiro Peixoto passa a ocupar liderança do templo cristão na região Central
Fotos: Fernando Gonzaga
A Primeira Igreja Batista de Ribeirão Preto empossou no último final de semana, o teólogo Armando Pinheiro Peixoto como novo pastor do templo cristão localizado na rua Lafaiete, na região Central. A posse ocorreu juntamente com um culto de gratidão.
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, esteve presente neste ato de relevância para a igreja centenária do município. “Quero dizer da minha alegria de estar aqui. Desejo ao pastor Armando boas vindas em nossa cidade. Que a sua tarefa seja de bons resultados para a sua igreja, para todos os seus frequentadores. A tarefa do líder, do pastor, ela se transforma em várias modalidades ao tempo do seu trabalho, às vezes como juiz, às vezes como advogado, às vezes como conselheiro, às vezes como irmão colhedor”, afirmou o prefeito ao desejar imenso sucesso ao novo postulante da liderança da igreja.
Ainda, o chefe do Executivo disse que o pastor Armando, apesar de bastante jovem, já vem carregado de uma grande experiência, de um profundo conhecimento da vida cristã. “Essa missão é como uma corrida de bastão, a gente tem que descer o bastão e entregar lá na frente da melhor maneira possível daqueles que nos antecederam e assim vai ser com o pastor Armando. Não com o bastão, mas com o cajado, para que ele possa, ao concluir a sua missão como pastor desta igreja, talvez por mais de 20 anos, desejamos nós, da melhor maneira possível e cumprindo o seu papel com amor, com coerção, com alegria, trazendo felicidades a todos.”
Ao encerrar o seu pronunciamento, Nogueira destacou que em um mundo tão cheio de antagonismos e intolerâncias, a presença e o trabalho do pastor de qualquer igreja são fundamentais: “a gente para atenuar e resgatar os valores e os princípios que constroem uma cidade como Ribeirão Preto e a nossa nação brasileira.”
O culto de gratidão e o ato de posse foram conduzidos pelo Diácono José Carlos Moura, ex-secretário municipal de Saúde de Ribeirão Preto.
Experiência cristã
Bacharel em Teologia e formação em Marketing, Armando Pinheiro Peixoto, tem 42 anos, é casado e tem 3 filhos. Residente na cidade do Rio de Janeiro, foi ordenado em 25 setembro 2005. Armando também já foi co-Pastor Primeira Igreja Batista da Barra da Tijuca; pastor titular Igreja Protestante Batista Le Colombier de Metz França; pastor titular Igreja Batista Memorial de Magé – Brasil; pastor de crianças/juniores e de evangelismo da Primeira Igreja Batista de São João de Meriti – Brasil.
Centenária na cidade
A Primeira Igreja Batista de Ribeirão Preto foi fundada em 1920. Ribeirão Preto estava em seu auge econômico nos anos 20 devido a importância de sua produção do café no mercado global. Entretanto, o município sentiu os efeitos da quebra da bolsa de Nova York no final da década e passou a ter mudanças sociais e econômicas, mudando seus rumos para a educação e a industrialização, o que gerou uma migração do campo para a cidade. Antes, no princípio desse processo, com os espaços mais próximos à capela e Catedral, surgiram diversos bairros, inclusive a Vila Tibério (formada por operários). Este foi o cenário inicial escolhido por Deus para iniciar o trabalho batista em Ribeirão Preto.