Procura pela primeira CNH cresceu em Ribeirão Preto enquanto Estado registrou salto médio de 25% em janeiro

Segundo o Detran-SP, entre 1º e 28 de janeiro foram abertos 1.291 processos de formação na cidade

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Procura pela primeira CNH cresceu em Ribeirão Preto enquanto Estado registrou salto médio de 25% em janeiro

Ribeirão Preto registrou aumento na procura pela primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em janeiro de 2026, na esteira da entrada em vigor do novo modelo conhecido como CNH Paulista.

Segundo o Detran-SP, entre 1º e 28 de janeiro foram abertos 1.291 processos de formação na cidade, ante 1.220 no mesmo período de 2025, alta de 6% que confirma o movimento de crescimento observado em várias regiões do estado. No conjunto paulista, a demanda pela primeira habilitação subiu, em média, 25% em relação a janeiro do ano passado.

Cidades como São Paulo, Campinas, São José dos Campos e Presidente Prudente tiveram aumentos ainda maiores, com saltos que variaram entre 35% e 55% nas solicitações. As mudanças implementadas em janeiro, que compõem o novo modelo, incluem a eliminação da exigência da baliza nas provas práticas, a possibilidade de utilização de veículos com câmbio automático e a fixação de um teto de R$ 90 para os exames médico e psicotécnico.

O Detran-SP informou que as medidas estão sendo implantadas gradualmente, com foco na digitalização de etapas, na redução de custos para os candidatos e na ampliação do acesso ao documento. Orientações e detalhes sobre as etapas do processo foram disponibilizados nos canais oficiais do órgão.