Professores da rede municipal de Jaboticabal foram reconhecidos em nível nacional pelo Projeto Agronegócio na Escola, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP).
O encerramento e a entrega das premiações colocaram o município entre as melhores experiências pedagógicas do país. Três escolas locais participaram da edição 2025: EMEB Coronel Vaz, EMEB Paulo Freire e EE Profª Thereza Noronha de Carvalho. Duas unidades municipais obtiveram colocações de destaque entre 97 trabalhos inscritos de 13 estados.
O professor Lucas Detogni Simi, da EMEB Coronel Vaz, faturou o 1º lugar nacional com o plano de aula intitulado “Projeto: Futuro verde, alerta vermelho”. A professora Maria Goreti Danzi de Almeida, da EMEB Paulo Freire, alcançou o 5º lugar com o trabalho “Um, dois, três: olha nós aqui outra vez”.
Além dos reconhecimentos individuais, as duas escolas municipais figuraram entre as dez melhores na categoria “Melhor Escola” e Jaboticabal apareceu entre os cinco finalistas na categoria “Melhor Plano de Aula”. Para a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a conquista comprova o investimento na formação docente e nas práticas pedagógicas voltadas à inovação, sustentabilidade e aproximação dos estudantes ao agronegócio.
A secretaria destacou ainda que os resultados são reflexo do trabalho coletivo de professores e gestores em buscar metodologias que integrem teoria e prática nas salas de aula. A premiação da ABAG/RP reforça, segundo a prefeitura, o compromisso do município em estimular projetos que promovam educação contextualizada e valorizem profissionais que desenvolvem iniciativas de impacto junto aos alunos.