Profissionais Da Saúde Pública São Capacitados Em Auriculoterapia

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Profissionais Da Saúde Pública São Capacitados Em Auriculoterapia

Curso será ministrado nos dias 26 e 27 de maio para profissionais que atuam na atenção básica de Ribeirão Preto e cidades da região

Fotos: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da coordenadoria de Práticas Interativas, promove nos dias 26 e 27 de maio, na escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto, formação em auriculoterapia para os profissionais de saúde da atenção básica de Ribeirão Preto.

O evento é uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Ministério da Saúde e serão capacitados 242 profissionais, sendo 107 de Ribeirão Preto e os demais de outros municípios da nossa região com atuação no SUS.

Na atenção básica, a auriculoterapia tem sido usada em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de problemas de saúde, após avaliação clínica pela equipe de saúde da família.

Ela pode ser usada como tratamento principal ou, mais comumente, em associação com outras terapêuticas, de modo a enriquecer as possibilidades de cuidado acionadas pelos profissionais.

Para outras informações, acessem os sites:

https://auriculoterapiasus.ufsc.br/ https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/dps/coordenadoria-i-de-praticas-integrativas

E-mails de contato: auriculoterapia.sus@contato.ufsc.br e pics@saude.pmrp.com.br

Auriculoterapia

A auriculoterapia é uma técnica de estimulação de pontos específicos da orelha (geralmente por meio do uso de sementes vegetais esféricas aderidas à pele).

Ela é associada à medicina tradicional chinesa, mas nas últimas décadas também acumularam-se conhecimentos científicos sobre a conexão dessa estimulação com outros locais e funções do organismo.