Programa da RP Mobi entrega 870 apostilas para mais duas escolas do município

Programa da RP Mobi entrega 870 apostilas para mais duas escolas do município

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Programa da RP Mobi entrega 870 apostilas para mais duas escolas do município

Material do projeto Educa será utilizado durante as aulas do ano letivo de 2024

Fotos: Divulgação

O Siga Consciente, programa de educação para o trânsito da RP Mobi, realizou neste mês, a entrega de 870 apostilas do projeto “Educa” para mais duas instituições de ensino do município de Ribeirão Preto. A atividade integrou a programação do movimento Maio Amarelo 2024.

As escolas beneficiadas com a entrega do material são as seguintes: Escola Municipal de Educação Fundamental - Emef Professora Elisa Duboc Garcia, localizada no Jardim João Rossi, zona Sul e a Escola Estadual Jorge Rodini Luiz, Jardim Procópio, zona Norte.

Com mais estas duas escolas, este ano serão seis instituições ribeirãopretanas que participam do projeto Educa, que é desenvolvido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e apoiado pela Escola Pública de Trânsito (EPT) de Ribeirão Preto.

 O projeto "Educa" visa trabalhar conteúdos sobre trânsito seguro com alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental do município. Os alunos destas instituições contempladas passaram a contar com apostilas com conteúdos focados na prevenção de acidentes.

O projeto "Educa" disponibiliza material didático que busca orientar noções básicas do sistema de trânsito, além de alertar as crianças, professores e pais para prevenção de acidentes nas ruas e avenidas do município.

Ampliação da iniciativa

Em abril deste ano, programa Siga Consciente entregou 1.119 apostilas para as seguintes instituições de ensino: Emef Alcina dos Santos Heck (Jardim Salgado Filho), Emef Raul Machado (bairro Santa Cruz do Jose Jacques), Emef Waldemar Roberto (Jardim Antônio Palocci) e Emef Anísio Teixeira (Jardim Iguatemi).

Projeto piloto em Ribeirão

Em Ribeirão Preto, o projeto “Educa” foi implantado em dezembro de 2022, na Emef Waldemar Roberto (zona Leste). A escola foi selecionada pela RP Mobi, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, para adotar as iniciativas educativas para o trânsito no ambiente escolar.

A instituição se tornou a primeira da cidade a participar do projeto Educa, uma iniciativa nacional que tem objetivo cultivar a segurança viária.

Em 2023, a RP Mobi concluiu as etapas para o acesso da escola ao projeto, que em seguida, com os materiais didáticos distribuídos para 1.121 alunos passou a adotar a metodologia de trânsito em diversas disciplinas da grade curricular. A partir disso, houve a confecção de cartazes, dinâmicas, atividades presenciais, além da implantação de novas demarcações de sinalização nas proximidades da escola.

A participação de Ribeirão Preto neste projeto contribuiu para o município receber do Ministério dos Transportes o troféu de primeiro lugar no "Prêmio Senatran 2023", na categoria destinada às escolas municipais com trabalhos educativos de trânsito.