Material do projeto Educa será utilizado durante as aulas do ano letivo de 2024

Fotos: Divulgação

O Siga Consciente, programa de educação para o trânsito da RP Mobi, realizou neste mês, a entrega de 870 apostilas do projeto “Educa” para mais duas instituições de ensino do município de Ribeirão Preto. A atividade integrou a programação do movimento Maio Amarelo 2024.

As escolas beneficiadas com a entrega do material são as seguintes: Escola Municipal de Educação Fundamental - Emef Professora Elisa Duboc Garcia, localizada no Jardim João Rossi, zona Sul e a Escola Estadual Jorge Rodini Luiz, Jardim Procópio, zona Norte.

Com mais estas duas escolas, este ano serão seis instituições ribeirãopretanas que participam do projeto Educa, que é desenvolvido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e apoiado pela Escola Pública de Trânsito (EPT) de Ribeirão Preto.

 O projeto "Educa" visa trabalhar conteúdos sobre trânsito seguro com alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental do município. Os alunos destas instituições contempladas passaram a contar com apostilas com conteúdos focados na prevenção de acidentes.

O projeto "Educa" disponibiliza material didático que busca orientar noções básicas do sistema de trânsito, além de alertar as crianças, professores e pais para prevenção de acidentes nas ruas e avenidas do município.

Ampliação da iniciativa

Em abril deste ano, programa Siga Consciente entregou 1.119 apostilas para as seguintes instituições de ensino: Emef Alcina dos Santos Heck (Jardim Salgado Filho), Emef Raul Machado (bairro Santa Cruz do Jose Jacques), Emef Waldemar Roberto (Jardim Antônio Palocci) e Emef Anísio Teixeira (Jardim Iguatemi).

Projeto piloto em Ribeirão

Em Ribeirão Preto, o projeto “Educa” foi implantado em dezembro de 2022, na Emef Waldemar Roberto (zona Leste). A escola foi selecionada pela RP Mobi, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, para adotar as iniciativas educativas para o trânsito no ambiente escolar.

A instituição se tornou a primeira da cidade a participar do projeto Educa, uma iniciativa nacional que tem objetivo cultivar a segurança viária.

Em 2023, a RP Mobi concluiu as etapas para o acesso da escola ao projeto, que em seguida, com os materiais didáticos distribuídos para 1.121 alunos passou a adotar a metodologia de trânsito em diversas disciplinas da grade curricular. A partir disso, houve a confecção de cartazes, dinâmicas, atividades presenciais, além da implantação de novas demarcações de sinalização nas proximidades da escola.

A participação de Ribeirão Preto neste projeto contribuiu para o município receber do Ministério dos Transportes o troféu de primeiro lugar no "Prêmio Senatran 2023", na categoria destinada às escolas municipais com trabalhos educativos de trânsito.