Interessados puderam se inscrever até o dia 30 de dezembro de 2023; anúncio dos alunos selecionados foi feito nesta terça-feira, 02 de janeiro
Foto: Guilherme Sircili
O Bosque Zoológico Fábio Barreto anunciou nesta terça-feira, 02 de janeiro, a relação de candidatos selecionados para o Programa de Treinamento e Estágio 2024 com foco em enriquecimento ambiental de animais silvestres. A confirmação da presença dos candidatos selecionados será realizada nos dias 4 e 5 de janeiro. Já o início das atividades dos selecionados no programa de estágio será de 8 de janeiro a 8 de fevereiro, das 8h às 17h.
Os selecionados foram:
Lígia Ziotti Candiles Holgado
Marcela Valladares Felipe
Eduardo Rossi Matheus
Letícia de Mattos Machado
Isabelli Assumpção Ferreira Vianna
Anna Giulia Zanetti Donegá
Lívia Oliveira Guimarães
Maria Victória Fenerich Tormena
Luiza Sena Chalub
Bruno dos Reis Ferreira
Lorraine Bodini Giloni
Lívia Maciel Santana
Priscila Pavoni Faraco
Breno Michelon Seixas
Livia Nascimento Zabalar
Marisa Xavier Manço
Ana Flávia Silva Stopatto
Larissa Colinsque de Freitas
Ana Gabriela Querino Silveira
Ingrid Menegon Marçal
Bruna Gentil de Souza
Maria Gabriela de Oliveira Fernandes
Marco Antonio Tahara da Silva
Taís Pedroso Marchiori
A iniciativa visa capacitar estudantes de graduação dos cursos de Biologia, Medicina-Veterinária e Zootecnia na atuação em bem-estar animal em zoológicos, ao utilizar técnicas de manejo para a promoção da saúde de animais em cativeiro, bem como capacitar futuros profissionais no campo de atuação da conservação de espécies. Para isso, os estudantes atuarão na ambientação de recintos, enriquecimentos temáticos e educação ambiental.
A coordenação do Bosque e Zoológico Fábio Barreto alerta que o estágio é voluntário, o qual oferecerá um certificado de participação ao final das atividades. Para os candidatos selecionados, o seguro de vida é obrigatório.
Cuidados com os animais
O Bosque sempre desenvolveu um importante papel para os cuidados, tratamento e reabilitação de animais silvestres. Por meio do hospital veterinário de animais silvestres, o Bosque Zoológico recebe de munícipes, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Ibama, SMA (Secretarias de Meio Ambiente) e outras instituições, animais silvestres vítimas de maus tratos, atropelamentos, queimadas, apreensões, entre outras causas. Em 2022, mais de 1700 animais silvestres foram atendidos no hospital veterinário do Bosque Zoológico.