Ao todo, 45 condutores já participaram da nova fase da iniciativa que visa mais qualidade no transporte público
Fotos: Divulgação
O programa “Motorista Eficiente Pra Nossa Gente” retomou as ações presenciais com um novo curso para os condutores profissionais do transporte coletivo urbano realizado, na semana passada, no auditório da sede administrativa da RP Mobi, na região Norte.
Nesta fase de retorno do programa, 45 motoristas, divididos em duas turmas, participaram do curso “Excelência no atendimento aos usuários dos serviços de transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto”.
O curso vai além de um simples conjunto de páginas de uma apostila, ou dinâmicas; é um guia dedicado aos profissionais comprometidos com o atendimento excepcional ao usuário do transporte coletivo.
Ministrado pelo Instituto de Sustentabilidade Administrativa, Treinamentos e Assessorias (Isata), a capacitação não se trata apenas de lidar com horários e rotas, mas de cultivar conexões autênticas, promover a segurança e garantir uma experiência de viagem positiva para todos.
“O atendimento ao usuário do transporte coletivo não é apenas uma obrigação; é um compromisso com a qualidade de vida da população”, destaca o diretor de Transporte da RP Mobi, José Mauro de Araújo, que também afirmou que esta iniciativa integra uma das obrigações contratual do consórcio operador do transporte coletivo no município.
Qualificação contínua
Destinado ao estímulo às boas práticas de atendimento no serviço do transporte coletivo em Ribeirão Preto, programa “Motorista Eficiente Pra Nossa Gente” tem como objetivo principal a capacitação dos condutores profissionais para garantir um serviço de ônibus urbano com qualidade satisfatória aos usuários.
"Toda atividade que for efetuada para promover melhoria no transporte coletivo urbano é bem-vinda. A realização deste programa com a inclusão de mais este curso é fundamental para a qualidade do serviço prestado pelos motoristas", conclui o superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli.
O ‘Motorista Eficiente Pra Nossa Gente” passou a ser um programa de qualificação contínua no sistema de transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto. Segundo os organizadores, a iniciativa é uma forma de proporcionar capacitação profissional à categoria e consequentemente aumentar o conforto e satisfação dos usuários com o serviço. Além destes cursos, o aperfeiçoamento visa desenvolver, ao longo do ano, avaliações e ações de acompanhamento do trabalho dos condutores para a garantia da qualidade profissional. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o consórcio PróUrbano e a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da RP Mobi.
Avaliação pós-capacitação
Ao concluir este curso, os motoristas participaram de um processo de avaliação geral do conteúdo compartilhado na atividade, podendo escolher uma pontuação de um a cinco quanto ao nível de qualidade da iniciativa. Em média, 98% dos participantes selecionaram a pontuação máxima quanto à satisfação do curso ministrado. Entre os quesitos avaliados foram o nível de atendimento, eficiência do professor e excelência do curso.