A cidade de Santa Rosa de Viterbo nasceu da formação de um povoado junto ao Córrego da Lagoa, então pertencente ao município de São Simão, na segunda metade do século XIX. Na década de 1890 foi criada uma estrada que passava pelo povoado, que impulsionou o crescimento do mesmo.

Também na década de 1890, o empresário Henrique Santos Dumont comprou várias fazendas da região para constituir a Fazenda Amália, que deu impulso econômico ao povoado. Ele trouxe imigrantes italianos para trabalhar em sua fazenda, alojados em colônias distribuídas por suas terras.

No final do século, fiéis constroem uma capela, que passa a ser o novo centro do desenvolvimento do povoado. Parte dos imigrantes italianos desviaram-se do rumo da lavoura e instalaram-se no pequeno povoado do Bairro da Lagoa, influenciando na sua formação cultural.

Elevado a vila no início do século XX, em 1910 foi desmembrado para formar ao município de Ibiquara. O novo município mudaria de nome três vezes, até ser definitivamente chamado de Santa Rosa de Viterbo em 1948.

O aniversário é no dia 04 de setembro, mas serão 06 dias de festa!

Confira a programação