O Projeto Crianceiras reúne mais de mil alunos da rede municipal de Ribeirão Preto em apresentações no Theatro Pedro II que aproximam crianças e jovens da obra do poeta Manoel de Barros por meio de música, dança e recursos digitais.
A sessão da tarde de hoje, às 15h, atenderá cerca de 400 estudantes de nove escolas municipais; à noite, às 20h, haverá um show voltado a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o espetáculo "Do Litoral Central do Brasil", comandado pelo cantor e compositor Márcio de Camillo, com repertório baseado em composições de Geraldo Roca. Amanhã, 18 de setembro, o projeto promoverá três sessões para aproximadamente 800 estudantes do Ensino Infantil e Fundamental, às 8h30, 10h e 14h30.
A montagem traz personagens ilustrados por Martha de Barros, filha do poeta, que ganham vida no palco por meio de elementos digitais e da interação entre músicos e atores. Segundo o professor de Arte Stephan Piva Paranhos, a iniciativa usa a arte como ferramenta pedagógica para estimular o gosto pela leitura e ampliar o acesso cultural dos alunos, além de valorizar expressões regionais e nacionais.
Antes das apresentações ao público escolar, o projeto teve ações formativas com professores de arte, quando educadores participaram de atividades conduzidas pela arte-educadora Cibelle Rosa para trabalhar, em sala de aula, a proposta artístico-pedagógica e preparar os estudantes para a vivência no teatro.