Reunião aconteceu on-line na tarde desta segunda-feira, 15 de janeiro, com os conselheiros, representantes da Secretaria da Cultura e Turismo e da empresa responsável pelo projeto
Foto: Divulgação
O Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac) aprovou na tarde desta segunda-feira, dia 15, o projeto arquitetônico e complementar para a construção da Reserva Técnica no Complexo dos Museus Histórico e do Café, apresentado pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e empresa responsável em reunião on-line com conselheiros.
“Está é uma vitória e um avanço de décadas para Cultura e Memória de Ribeirão Preto. Hoje demos um passo importante para finalmente resolver um problema histórico para preservação de um importante patrimônio da cidade, por meio da recuperação do Complexo dos Museus. A construção da Reserva Técnica irá permitir que os acervos sejam resguardados para que os prédios sejam recuperados, é uma ação em cadeia”, explica Pedro Leão, secretário da Cultura e Turismo.
De acordo com o presidente do Conppac, Lucas Pereira, o projeto seguiu com as readequações solicitadas pelos conselheiros em reunião anterior, em atendimento aos aspectos ambientais e paisagísticos do entorno, levando em consideração as construções coloniais dos Museus Histórico e do Café e teve aprovação unânime. “O projeto aprovado hoje foi o melhor possível para o local neste momento, por resobrpeitar as normas de sustentabilidade, do meio ambiente e de patrimônio histórico. Será um legado para Ribeirão Preto pelos próximos 50 a 100 anos”, ressalta Lucas.
A Reserva Técnica ficará localizada próxima ao Coreto do Complexo dos Museus e terá uma área total de construção de 1.000 m². O local, além de abrigar o acervo, poderá também ser utilizado para formação, difusão e como espaço expositivo.
Os projetos para o Complexo dos Museus estão sendo realizado em etapas, sempre em uma força tarefa que envolve a empresa que desenvolveu os projetos, poder público e Conppac. Nas intervenções futuras, estão previstos os restauros e requalificações dos prédios e monumentos, além de projeto paisagístico.
Participaram da reunião membros do poder público municipal, representantes da empresa responsável pelo projeto, membros do Conppac, especialistas na área de patrimônio e sociedade civil organizada.