Realizado pela Guarda Civil Metropolitana, em parceria com a Secretaria da Educação, projeto debate pilares sociais e educativos

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, dia 27 de julho, 60 alunos da E.M.E.F. Professor Anísio Teixeira, receberam os certificados de participação no projeto Educando para a Vida, realizado pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto.

O projeto é realizado desde 2003, parceria entre a GCM, Secretaria Municipal da Educação e Associação Nacional de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas (ANPUAD). O curso tem duração de três meses e promove o debate e a conscientização de alunos das escolas municipais sobre os efeitos do uso de drogas e álcool, nas relações sociais, resolução de conflitos, relacionamento em grupo, estímulo de autoconfiança e autoestima, temática voltada ao uso de entorpecentes, tabagismo, cigarros eletrônicos e narguilés, dentre outros temas.

No total, mais de 16 mil alunos já foram formados pela iniciativa, que tem como pilar o respeito; educação; bom senso; paciência; dedicação e amor.

“O Projeto Educando para Vida, ministrado pelos guardas, Brayon Erik e André Batista, é de fundamental importância para alertar nossas crianças sobre o perigo do uso de drogas lícitas e ilícitas, valorizar a vida, a autoestima e respeito aos pais. São alguns dos ensinamentos fundamentais transmitidos aos alunos que certamente saem do curso com uma forte base para escolher o não uso de drogas”, destacou o Comandante da GCM, Domingos Fortuna.

Além dos efeitos maléficos do uso de álcool e de drogas, os agentes da GCM apresentam a importância dos valores sociais, da família, amigos, professores e também falam sobre autoestima para as crianças, mostrando outros caminhos para a superação de problemas emocionais.