Projeto Grafite & Identidade transforma ambiente escolar na EMEF Jaime Monteiro de Barros

Parceria entre Educação e Instituto Plural viabilizou o projeto que teve como objetivo fortalecer o senso de pertencimento dos alunos

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Projeto Grafite & Identidade transforma ambiente escolar na EMEF Jaime Monteiro de Barros

Parceria entre Educação e Instituto Plural viabilizou o projeto que teve como objetivo fortalecer o senso de pertencimento dos alunos

Foto: Guilherme Sircili

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jaime Monteiro de Barros, no Jardim Aeroporto, em Ribeirão Preto, enfrentava um grande desafio: a ausência de identidade nos espaços físicos, o que culminava na depredação do prédio pelos próprios alunos. Diante desse cenário, em parceria com a equipe gestora da instituição, o professor de história e formador da Secretaria da Educação, Bruno Lucas da Silva, teve a ideia de organizar o "Projeto Grafite & Identidade". A execução do projeto contou com a parceria do Instituto Plural.

Essa proposta envolveu ativamente os alunos na criação de um painel único e representativo. A parceria com os professores da escola foi essencial para viabilizar a iniciativa. Eles solicitaram os desenhos e selecionaram as melhores representações para compor o painel. A talentosa artista Joyce de Sousa assumiu a responsabilidade de organizar e montar uma composição harmoniosa com os desenhos escolhidos. Em seguida, o esboço da composição foi transferido para a parede e os estudantes foram convidados a dar vida à proposta por meio da pintura do painel.

Foto: Guilherme Sircili

“A parte mais gratificante foi observar o envolvimento dos alunos. Durante a pintura, vários estudantes de diferentes idades apareceram para assistir ou oferecer ajuda. Em pouco tempo, tínhamos mais de 15 jovens empunhando pincéis, trabalhando juntos para deixar a escola com a cara deles. É emocionante ver o entusiasmo e a colaboração dos estudantes na transformação do ambiente escolar”, pontuou o professor.

Para o aluno Alexandre Willian Silva do Nascimento, do 9ºB, a ação foi muito boa e ele vai cuidar pessoalmente do painel, “vou cuidar para ninguém destruir”.

“Sempre gostei de desenhar e participar do projeto foi muito bom”, disse Karine Veríssimo da Silva, do 7ºA.

“O projeto não apenas revitalizou visualmente a escola, mas também fortaleceu o senso de pertencimento dos alunos, promovendo um ambiente mais acolhedor e inspirador, criando uma identidade. Essa união entre arte e educação é de suma importância”, completou a artista Joyce de Sousa.