Ação tem como objetivo promover a saúde mental e bem estar entre jovens do 6º ao 9º ano do ensino fundamental

Foto: Divulgação

A secretária municipal da Saúde, Jane Aparecida Cristina, acompanhado do secretário da Educação, Felipe Elias Miguel, lançou oficialmente, na manhã desta terça-feira (12), o Projeto Mais Vida, que tem o objetivo de promover a saúde mental e bem-estar entre jovens do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Ribeirão Preto.

Promovido pela coordenadoria de Saúde Mental, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Unipsico de Ribeirão Preto, o projeto visa a implementação de ações articuladas e integradas para a promoção de saúde mental e prevenção do suicídio no ambiente escolar.

Em seu discurso, a titular da pasta da saúde disse ter muito orgulho em participar o projeto na sua gestão.

“Essa é uma luta de muito tempo na saúde, ações de atividades e intersetorialidade e integrar outras secretarias nesse contexto faz muito bem a população e os resultados são positivos. O cuidado nessa faixa etária com relação a doenças mentais e prevenção do suicídio e auto mutilação é uma preocupação, estamos dando o primeiro passo para a partir disso, entender como política pública efetiva”, disse Jane Cristina.

A saúde mental dos jovens é uma preocupação crescente na sociedade contemporânea, especialmente no que diz respeito aos comportamentos suicidas e auto lesivos. Ribeirão Preto apresenta dados alarmantes quanto a esse fenômeno, encontrando-se em 4º lugar em número de óbitos no Estado de São Paulo.

“Acredito muito em parcerias para a melhoria do serviço público. O processo de aprendizagem de nossas crianças vai muito além da sala de aula ou da boa estrutura das escolas. Parcerias com o segmento da saúde mental e com o serviço social são passos importantes a serem seguidos e ampliados dentro da Rede de Ensino”, disse o secretário da Educação Felipe Miguel.

O coordenador de saúde mental, Marcus Vinicius Santos, explica que essa constatação evidencia a necessidade de intervenções eficazes que tenham como objetivo aprimorar o controle emocional, promover a saúde mental e prevenir esses comportamentos de risco. “Alcançar além dos alunos, pais, professores, funcionários das escolas com cursos e capacitações, todos que compõem a comunidade escolar “, disse.

Para sensibilizar os pais e/ou responsáveis e capacitar os profissionais de saúde e da comunidade escolar, um psicólogo da Unipsico fará orientações utilizando recursos como vídeos, filmes, dinâmicas, palestras, role playing e rodas de discussão.

Essas atividades visam fornecer informações sobre identificação de sinais de vulnerabilidade e risco de comportamento suicida, bem como fornecer meios apropriados para referenciar indivíduos nessas situações, buscando criar uma rede de apoio efetiva para os participantes do projeto.

Nesse sentido, busca-se estabelecer uma integração multinível e intersetorial, envolvendo os profissionais de educação e saúde, visando a cooperação e o compartilhamento de conhecimentos para uma atuação efetiva na prevenção e promoção da saúde mental. Além disso, serão realizadas oficinas socioterapêuticas com as crianças e adolescentes, conduzidas por um Psicólogo da Unipsico.

Essas oficinas têm como objetivo desenvolver habilidades sociais, promover a expressão emocional saudável e fornecer estratégias de enfrentamento adequadas para lidar com os desafios do cotidiano, pretendem incrementar o autoconceito, a autoeficácia, o desenvolvimento da identidade e da busca de sentidos.

Projeto Mais Vida

A forma de atuação neste projeto envolve ações coletivas com crianças e adolescentes, com pais e responsáveis, com a comunidade escolar e também prioriza o diálogo com agentes de saúde locais.

Para alcançar esse propósito, a intervenção proposta visa promover o desenvolvimento de habilidades sociais, estratégias de enfrentamento e resolução de problemas, além de aprimorar o autoconceito e a capacidade de regulação emocional das crianças e adolescentes envolvidos.

“Uma abordagem abrangente também se faz necessária para combater os estigmas relacionados à saúde mental, sensibilizar e capacitar os participantes para a identificação de vulnerabilidades e riscos de comportamentos suicidas e auto lesivos”, explica Marcus Vinicius.

Unipsico

A Unipsico Ribeirão Preto é parte de uma rede de cooperativas de psicologia presentes em 15 cidades no Brasil. Fundada por um grupo de psicólogos que procuravam organizar a classe profissional, divulgar e tornar as suas atividades acessíveis à população de Ribeirão Preto e região.

Trata-se de uma cooperativa de trabalho em psicologia que reúne cerca de 93 profissionais qualificados para atendimento em psicoterapia e em diversas áreas de atuação da psicologia.

Coordenadoria de Saúde Mental

A Coordenadoria de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas tem como objetivo promover a efetivação dos princípios básicos para a atenção à saúde mental, álcool e outras drogas, seguindo diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental, que tem como base o processo da Reforma Psiquiátrica e os princípios de desinstitucionalização, reabilitação psicossocial, inclusão social, priorizando ações extra hospitalares e multiprofissionais.