Projeto Pertenser Inicia Ano Com Atividades No Cetrem

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Projeto Pertenser Inicia Ano Com Atividades No Cetrem

O projeto PertenSER”, lançado pela Secretaria de Assistência Social, em março de 2021, que tem como objetivo acompanhar a busca pela reinserção social, aproximação e fortalecimento de vínculo das pessoas em situação de rua, tem apresentado bons resultados entre os acolhidos nos equipamentos da Secretaria de Assistência Social (Semas), através das novas atividades propostas.

A primeira ação foi realizada na Praça da Bandeira, no Centro de Ribeirão e a segunda foi uma feijoada no Centro POP, onde as pessoas em situação de rua foram convidadas com um dia de antecedência para participar do almoço especial.

Com o sucesso das edições e adesão desta população, a Semas inovou mais uma vez e trouxe o projeto PertenSER para dentro do Complexo CETREM, onde já foram realizadas as atividades de bingo, gincana, karaokê, café da manhã especial (preparado pelo grupo Filhos Pródigos), almoço especial de Natal e de Ano Novo, além da oficina de capoeira e para confecção de colher de bambu e artesanato.

“Foram eventos maravilhosos, com uma excelente integração, não só para os acolhidos, mas para os educadores também, uma das experiências mais diferenciadas que fizemos dentro da CETREM. Foi incrível e, a partir destas atividades, já estamos pensando em muitas outras”, revela Eliane Cristina dos Santos, coordenadora do Complexo.

Renata Corrêa, secretária de Assistência Social, fala com otimismo a perenização do projeto para este ano. “Resgatar o sentimento de pertença dessas pessoas é muito gratificante, a sensação de estar no caminho certo para ofertar uma nova proposta de vida. Todas as atividades deram resultados positivos e acreditamos neste processo de conquistar a empatia e a confiança. Apresentar nossos equipamentos é o primeiro passo para que a autonomia seja resgatada e, posteriormente, a reinserção do indivíduo na sociedade”, conclui.