O Projeto Samuzinho, curso que ensina crianças de oito a 13 anos sobre as medidas para socorrer uma pessoa em situação de risco enquanto a ambulância não chega, realizou no último sábado (27), no Clube dos Servidores Municipais, aula prática de prevenção de incêndio e situações de quase afogamento.

A aula foi ministrada pelo tenente da reserva Lourival Alves, do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto. Participaram cerca de 240 pessoas, entre alunos pais e responsáveis. A aula foi acompanhada por médicos e respeitou todos os protocolos sanitários.

“Nossa intenção é que os participantes propaguem o que aprenderam, além de socorrerem quem precisar, já que receber os primeiros socorros corretamente pode salvar vidas”, explicou Wislaine Carabolante, coordenadora do projeto.

Atualmente, o Projeto Samuzinho conta com 74 alunos, divididos em duas turmas, nos períodos da manhã e da tarde, e as aulas estão sendo realizadas no círculo operário da Vila Tibério. Com o retorno das aulas, a turma está com a formatura programada para março de 2022.

Promovido pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Ribeirão Preto), o “Projeto Samuzinho” é desenvolvido pelo NEU (Núcleo de Educação em Urgência), que também faz a capacitação das equipes do SAMU.

 O Projeto Samuzinho de Ribeirão Preto é o único protocolado junto ao Ministério da Saúde.