Projeto Samuzinho realiza sorteio de alunos para turma de 2024

Projeto Samuzinho realiza sorteio de alunos para turma de 2024

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Projeto Samuzinho realiza sorteio de alunos para turma de 2024

Sorteio acontece no próximo sábado, no Centro Universitário Estácio; projeto recebeu 409 inscrições para o curso

Foto: Divulgação

O Projeto Samuzinho realizará no próximo sábado, 24 de fevereiro, às 14h, no Centro Universitário Estácio, o sorteio dos alunos que formarão a turma para o ano letivo de 2024. Este ano, foram oferecidas 70 vagas, e o projeto recebeu 409 inscrições, que encerraram no dia 31 de janeiro.

A comissão organizadora solicita não levar o candidato, somente um responsável deve comparecer para acompanhar o sorteio. O não comparecimento já exclui o candidato ao sorteio.

O Projeto Samuzinho oferece curso para crianças de 8 a 13 anos, com a finalidade de instruir sobre as medidas para socorrer uma pessoa em situação de risco.

Curso

O curso terá duração de um ano, e as aulas ocorrerão quinzenalmente sempre aos sábados, em dois horários -  9h às 12h ou 14h às 17h. O horário para cada grupo também será definido no sorteio.

O curso será ministrado no SAMU Regional de Ribeirão Preto e locais de atividades externas, como praças públicas. Os responsáveis são os enfermeiros José Carlos Rios e Wislaine Berbel Ripoli Carabolante.

Objetivos:

Conscientizar as crianças e os pais sobre a importância da atuação correta em situações de urgência e emergência.

Refletir sobre a importância da vida, cidadania, meio ambiente e os movimentos de solidariedade.

Comunicar adequadamente a solicitação de ajuda do serviço 192.

Reforçar a importância da escola para a criança.

O Samuzinho tem a finalidade de instruir as crianças sobre as medidas necessárias para socorrer uma pessoa em situação de risco, enquanto a ambulância não chega.

O Projeto Samuzinho é desenvolvido pelo NEU (Núcleo de Educação em Urgência), que também faz a capacitação das equipes do Samu e é o único protocolado no Ministério da Saúde.