Ações acontecem todos os sábados no NGA – Núcleo de Gestão Assistencial; foco é acabar com fila de espera na especialidade odontológica
Foto: Divulgação
O Projeto Sorri Ribeirão, criado para atender a demanda de pacientes que aguardam próteses dentárias na rede pública de Ribeirão Preto, iniciou no último sábado (27), o tratamento de mais 104 pacientes que aguardam prótese dentária.
Esses pacientes que já haviam sido triados, foram liberados pelas unidades de saúde, onde tiveram seus tratamentos iniciados. Serão confeccionadas 208 moldagens funcionais. No total, 602 pacientes estão em tratamento no NGA, para receber definitivamente próteses dentárias.
A ação, no fim de semana, envolveu equipe de 11 cirurgiões dentistas, 12 auxiliares em Saúde Bucal e três técnicos em prótese dentária.
Os números, apresentados à Divisão de Odontologia da Secretaria Municipal da Saúde mostram que a demanda reprimida de próteses, no ano passado, chegou a 1769 pacientes, e até o momento em 2023, 1331 pacientes iniciaram o tratamento. Desde o início do projeto, já foram entregues 643 próteses.
“O tratamento, devido sua complexidade, se desenvolve em vários estágios, desde a triagem dos pacientes, avaliação, diagnóstico da necessidade, encaminhamento à unidade de saúde e finalmente são agendados pela secretaria e atendidos aos sábados NGA”, explica o chefe da Divisão de Odontologia, Artur Rocha Martini.