Após circular por diversas cidades do interior paulista em 2023 e 2024, o espetáculo "O Rastro do Meu Passo" retorna a Ribeirão Preto em agosto para uma série de apresentações nas escolas municipais da cidade, com foco em regiões periféricas.

O projeto, que recebeu apoio do Edital Cultura em Ação – Programa Municipal de Fomento às Culturas, combina teatro, sustentabilidade, inclusão social e ocupação urbana.

Desde 2020, as idealizadoras Miriam Fontana e Luara Pepita desenvolvem o trabalho a partir de uma pesquisa que relaciona arte e resíduos sólidos, ampliando o alcance do projeto para mais de 4.500 espectadores até o momento.

A performance conta com os atores André Cruz, Gracyela Gitirana, Luara Pepita e Aline Neli, que vestem figurinos inteiramente confeccionados com materiais reciclados, ocultando completamente os corpos dos artistas.

O coletivo local “Lixo Zero” colabora no monitoramento e oferece suporte técnico ao espetáculo. Em Ribeirão Preto, as apresentações ocorrerão nas seguintes datas e locais: no dia 1º de agosto na EMEF Faustino Jarruche, no dia 4 de agosto no CEEEF Egydio Pedreschi e no dia 15 de agosto na EMEF Prof. Alfeu Luiz Gasparini.

As sessões são exclusivas para alunos das instituições e buscam promover reflexões sobre sustentabilidade e inclusão por meio da arte teatral.