O Projeto Tocando a Vida, iniciativa da Associação Musical de Ribeirão Preto em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, realiza quinta-feira, 3 de julho, duas apresentações que marcam o encerramento das atividades do primeiro semestre.
Os eventos acontecem na EMEF Dr. Faustino Jarruche, localizada no Jardim Marchesi, reunindo 487 estudantes que mostraram seu aprendizado em instrumentos musicais e canto coral.
O projeto oferece aulas gratuitas de música para aproximadamente 1.700 alunos da rede municipal e instituições parceiras, abrangendo instrumentos como violino, violoncelo, viola, violão, flauta doce, percussão, além de canto coral, teoria musical e prática de orquestra. As aulas são ministradas por músicos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e outros profissionais qualificados, distribuídas em seis núcleos, entre escolas municipais e instituições parceiras.
Com o objetivo de democratizar o acesso à educação musical e promover inclusão social, o Tocando a Vida utiliza a música como ferramenta para o desenvolvimento artístico e formação cidadã. Entre os núcleos estão as EMEFs Dr. Faustino Jarruche, Prof. Jaime Monteiro de Barros, Nelson Machado, Prof. Alfeu Luiz Gasparini, além da Fraternidade Solidária São Francisco de Assis (FRASOL) e a sede da Associação Musical.
A programação anual do projeto terá continuidade com uma apresentação no dia 29 de outubro de 2025, no Theatro Pedro II, que reunirá alunos de todos os núcleos em um evento aberto ao público e a convidados especiais. Em 2024, o projeto contou com a participação de 561 crianças e já é considerado um importante marco cultural da cidade.
André Gonçalves, chefe da Seção de Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria da Educação, destaca que o Tocando a Vida vai além do ensino musical, promovendo inclusão social e desenvolvimento pessoal, além de fortalecer a comunidade local.