Prova da 1ª fase da Unesp 2026 teve temas sobre Drummond, IA e racismo em Araraquara

A prova, aplicada em unidades do estado, entre elas a Unip em Araraquara, teve duração de cinco horas e cobrou 90 questões de múltipla escolha

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Prova da 1ª fase da Unesp 2026 teve temas sobre Drummond, IA e racismo em Araraquara

A primeira fase do vestibular 2026 da Unesp foi realizada neste domingo (2) e trouxe questões que abordaram poesia, tecnologia e questões sociais. A prova, aplicada em unidades do estado, entre elas a Unip em Araraquara, teve duração de cinco horas e cobrou 90 questões de múltipla escolha. Ao todo, 65.208 candidatos concorrendo a 5.867 vagas em 136 cursos fizeram a etapa.

Entre os temas explorados nas questões estiveram o poema “No Meio do Caminho”, de Carlos Drummond de Andrade; os impactos da inteligência artificial sobre os recursos hídricos; racismo estrutural e racismo algorítmico; além de debates sobre o uso de celulares nas escolas, a presença das mulheres no mercado de trabalho, a relação entre arte e IA, músicas dos Racionais MC’s e um texto sobre uso da placenta como curativo natural. Estudantes ouvidos durante a saída da prova relataram que a Vunesp manteve o formato interdisciplinar, com textos que exigiram interpretação e articulação de conceitos de diferentes áreas.

A organização informou que, logo após a realização, serão divulgados o gabarito oficial e a resolução comentada das questões. O calendário da Unesp prevê divulgação do resultado da 1ª fase e dos locais de prova da 2ª etapa em 28 de novembro de 2025; o resultado final da 2ª fase em 7 e 8 de dezembro de 2025; provas de habilidades específicas entre 16 e 22 de dezembro (em São Paulo) e em 21 de dezembro (em Bauru); lista geral de aprovados em 30 de janeiro de 2026; e matrícula virtual da 1ª chamada de 2 a 4 de fevereiro de 2026.