Provão Paulista Seriado aplica provas da 2ª série em todo o estado nos dias 11 e 12 de novembro

A avaliação reunirá cerca de 425 mil participantes de escolas estaduais, Etecs, redes municipais, escolas de aplicação universitária, institutos federais e redes públicas

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Provão Paulista Seriado aplica provas da 2ª série em todo o estado nos dias 11 e 12 de novembro

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realiza, nestes dias 11 e 12 de novembro de 2025, a aplicação do Provão Paulista Seriado para estudantes da 2ª série do Ensino Médio.

A avaliação reunirá cerca de 425 mil participantes de escolas estaduais, Etecs, redes municipais, escolas de aplicação universitária, institutos federais e redes públicas de outras unidades da Federação. O exame será dividido em dois dias, organizado por áreas do conhecimento.

Nesta terça-feira, 11, os candidatos responderão às questões de Linguagens e suas Tecnologias (itens de Língua Portuguesa e Língua Inglesa) e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química). Não haverá redação nesta etapa.

Na quarta-feira, 12, o caderno incluirá Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Sociologia, Geografia e História); a disciplina de Filosofia não integra a matriz curricular da 2ª série e, por isso, fica de fora. Estudantes que frequentam escolas estaduais, municipais e unidades do Centro Paula Souza (Etecs) farão as provas em suas próprias instituições.

Alunos vinculados a institutos federais e a redes de outros estados devem consultar os locais de aplicação; os polos onde estão concentradas essas provas incluem as cidades de São Paulo, Guarulhos, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Sorocaba. O Provão Paulista Seriado avalia jovens ao longo das três séries do Ensino Médio.

As notas acumuladas ao final do ciclo são usadas para classificação em vestibulares de universidades públicas paulistas e em faculdades tecnológicas estaduais, como USP, Unesp, Unicamp, Univesp e Fatecs. Para quem participa da 2ª série, a prova de 2025 corresponde a 25% do cálculo final do desempenho no processo seriado.